O que é VRAP?

O que é V.R.A.P?

Volta Rápida com Análise de Parâmetros

V.R.A.P é um procedimento de teste rápido de diversos parâmetros de sensores e atuadores com o scanner. É um procedimento padrão em todos os diagnósticos de falha de motor e injeção eletrônica pois possibilita fazer diagnóstico rápido, preciso e sem desmontar nada, geralmente o diagnóstico inicial é feito até mesmo sem nem abrir o capô do carro.

 

O V.R.A.P faz parte também do POP START que é o POP (Procedimento Operacional Padrão) de todos os diagnósticos eletrônicos, isso é, o passo a passo inicial de qualquer diagnóstico.

 

É um teste rápido, que dependendo a região de teste pode durar de 5 a 20 minutos e poupa em muitas vezes, horas de testes desnecessários. Uma maneira fácil de acelerar qualquer diagnóstico é evitando de fazer testes desnecessários, mas por que faríamos testes desnecessários? Geralmente fazemos testes desnecessários quanto não temos clareza do passo a passo correto, não sabemos por onde começar, por onde seguir, qual teste fazer primeiro.

 

E o V.R.A.P ele te dá uma vantagem, além de poder ver o que está com defeito, muitas vezes o defeito está escondido, refletindo em algum sensor, como por exemplo, o MAP ou a SONDA que podem ter uma DTC por reflexo de mau funcionamento de outros sensores ou atuadores, a vantagem que o V.R.A.P te dá é que ele te mostra o que está bom, por exemplo, você tem uma DTC de sonda lambda 1, mas no V.R.A.P você viu que a sonda está boa, então, qual é o defeito? NÃO É SONDA, isso é uma certeza, então a DTC é reflexo, agora não precisamos perder tempo testando muitas vezes a sonda, ou até mesmo trocando ela para testar.

O que da pra testar com V.R.A.P?

Basicamente, todo e qualquer parâmetro pode ser testado com V.R.A.P, vou listar os principais testes que podem ser feitos, e claro, varia de carro para carro, da disponibilidade de parâmetros e scanner.

 

O que é possível testar no V.R.A.P com scanner:

 

• Testar Sonda Lambda pré-catalisador

• Testar Sonda Lambda pós-catalisador

• Testar MAP

• Testar MAF

• Testar Corpo de Borboleta eletrônico

• Testar Pedal do acelerador

• Testar Turbina do motor

• Testar Bomba de Combustível

• Testar Compressão do Motor

 

Entre outros testes. Podendo testar parâmetros de sensores, atuadores e de estratégias da central.

 

 

Como fazer o V.R.A.P?

O V.R.A.P é feito apenas com o scanner basicamente, o grande detalhe é a condição de teste.

Um dos 4 pecados do diagnóstico é o teste não condicionado, isso é, não testar a peça na condição correta.

O V.R.A.P consiste em testar os sensores nas condições corretas, o MAP por exemplo, leva menos de 1 minuto para testar e ter 100% de certeza que ele está bom, ou ruim…

Para fazer o V.R.A.P, selecione os parâmetros e coloque no modo gráfico e em modo de gravação (datalogger), dessa maneira você consegue analisar os gráficos depois com o carro parado também, para analisar o que é reflexo, o que é defeito, etc.

Quer aprender V.R.A.P?

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