O que é VRAP?
por kmadalozzo · Published · Updated
O que é V.R.A.P?
Volta Rápida com Análise de Parâmetros
V.R.A.P é um procedimento de teste rápido de diversos parâmetros de sensores e atuadores com o scanner. É um procedimento padrão em todos os diagnósticos de falha de motor e injeção eletrônica pois possibilita fazer diagnóstico rápido, preciso e sem desmontar nada, geralmente o diagnóstico inicial é feito até mesmo sem nem abrir o capô do carro.
O V.R.A.P faz parte também do POP START que é o POP (Procedimento Operacional Padrão) de todos os diagnósticos eletrônicos, isso é, o passo a passo inicial de qualquer diagnóstico.
É um teste rápido, que dependendo a região de teste pode durar de 5 a 20 minutos e poupa em muitas vezes, horas de testes desnecessários. Uma maneira fácil de acelerar qualquer diagnóstico é evitando de fazer testes desnecessários, mas por que faríamos testes desnecessários? Geralmente fazemos testes desnecessários quanto não temos clareza do passo a passo correto, não sabemos por onde começar, por onde seguir, qual teste fazer primeiro.
E o V.R.A.P ele te dá uma vantagem, além de poder ver o que está com defeito, muitas vezes o defeito está escondido, refletindo em algum sensor, como por exemplo, o MAP ou a SONDA que podem ter uma DTC por reflexo de mau funcionamento de outros sensores ou atuadores, a vantagem que o V.R.A.P te dá é que ele te mostra o que está bom, por exemplo, você tem uma DTC de sonda lambda 1, mas no V.R.A.P você viu que a sonda está boa, então, qual é o defeito? NÃO É SONDA, isso é uma certeza, então a DTC é reflexo, agora não precisamos perder tempo testando muitas vezes a sonda, ou até mesmo trocando ela para testar.
O que da pra testar com V.R.A.P?
Basicamente, todo e qualquer parâmetro pode ser testado com V.R.A.P, vou listar os principais testes que podem ser feitos, e claro, varia de carro para carro, da disponibilidade de parâmetros e scanner.
O que é possível testar no V.R.A.P com scanner:
• Testar Sonda Lambda pré-catalisador
• Testar Sonda Lambda pós-catalisador
• Testar MAP
• Testar MAF
• Testar Corpo de Borboleta eletrônico
• Testar Pedal do acelerador
• Testar Turbina do motor
• Testar Bomba de Combustível
• Testar Compressão do Motor
Entre outros testes. Podendo testar parâmetros de sensores, atuadores e de estratégias da central.
Como fazer o V.R.A.P?
O V.R.A.P é feito apenas com o scanner basicamente, o grande detalhe é a condição de teste.
Um dos 4 pecados do diagnóstico é o teste não condicionado, isso é, não testar a peça na condição correta.
O V.R.A.P consiste em testar os sensores nas condições corretas, o MAP por exemplo, leva menos de 1 minuto para testar e ter 100% de certeza que ele está bom, ou ruim…
Para fazer o V.R.A.P, selecione os parâmetros e coloque no modo gráfico e em modo de gravação (datalogger), dessa maneira você consegue analisar os gráficos depois com o carro parado também, para analisar o que é reflexo, o que é defeito, etc.
Quer aprender V.R.A.P?
Temos uma aula completa e gratuita, uma apresentação do Oscilando onde eu ensino alguns testes com o V.R.A.P.