Ford KA 1.0 3 cilindros 12v – Vibrando muito quando pisa na embreagem
Ford KA 2019 1.0 3 cilindros chegou aqui na oficina com o seguinte sintoma:
Quando pisa na embreagem subia a rotação e vibrava muito o carro, a ponto de sentir na direção, no painel e quando com o capô aberto ficava bem nítido o capô “balançando”.
Inicialmente este veículo veio de uma oficina parceira, apresentou falha na sonda lambda anteriormente, estava funcionando travada, fizeram a substituição da sonda, tornando o carro estável novamente, porém começou a apresentar esses sintomas e indicaram o cliente aqui para realizarmos um diagnóstico.
Quando o veículo chegou aqui não apresentava nenhum erro no scanner e quando pisava na embreagem o veiculo tremia muito, inicialmente desconfiamos de algo relacionado a motor, então, desliguei o interruptor da embreagem e pressionei com a mão para fazer um teste e o problema persistiu, dessa forma já tinha um caminho a seguir:
O problema não é motor, é algo na injeção, a injeção deste carro tem uma estratégia:
Quando o condutor pisa na embreagem ele sobe a lenta e modifica a mistura de combustível para facilitar a arrancada.
Um detalhe que encontramos através da leitura dos parâmetros pelo scanner:
O nível de álcool deste carro estava em 11% de álcool, coisa que não é possível, pois nossa gasolina parte de 25% de etanol, logo tinha algo de errado. Sabendo que nossa gasolina com certeza não tinha apenas 11% de álcool, fomos verificar a parte de alimentação de combustível:
• Sonda Lambda
• Bomba de combustível
• Bicos injetores
Eliminamos problemas na sonda após os testes com osciloscópio e o tempo de resposta da sonda estar ok.
Depois medimos a pressão e vazão da bomba de combustível, tudo certo também.
Na hora do teste dos bicos injetores encontramos o defeito, dois dos injetores estavam apresentando falha na estanqueidade, injetando muito mais combustível.
Na imagem acima, a vazão dos bicos injetores, o da esquerda era o que mais injetava, e, por incrível que pareça esse veiculo não falhava praticamente nada, muito imperceptível.
Diagnóstico:
Bicos injetores com defeito.
Solução:
Substituição dos bicos injetores.
Veiculo pronto com os injetores substituídos, veículo se ajustou o nível de álcool corretamente e apresentou somente mais um defeito. O coxim do motor sofreu muito com as vibrações passadas e necessitou substituição também.
Espero que você tenha gostado do nosso artigo.
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Adorei , tenho um que não liga nem com macumba piso na embreagem ele rateia e não pega , pode ser embreagem?
O meu tava demorando um pouco pra pegar, andava normal de repente morreu e só saiu da br rebocado , acredito muito ser embreagem devido ele não ligar , da sinal mas não liga