U2111 Chevrolet – Sistema de Controle de Direção – Comunicação Perdida

Descrição da falha

Definição em inglês: Lost Communications With Steering Control System
Definição em Português: Sistema de Controle de Direção – Comunicação Perdida

O que significa?

Essa é uma DTC específica de montadora, portanto, ela não é universal e o significado dela pode variar de montadora para montadora.

Significado técnico: U2111 indica que o módulo principal (BCM/ECM) deixou de receber as mensagens periódicas do módulo de controle de direção eletrônica (EPS) via barramento de dados (CAN/GMLAN). A ECU monitora um conjunto predefinido de frames (por exemplo: ângulo de volante, torque solicitado, velocidade de direção) que devem chegar em intervalos regulares.

Condições para ativação:
1. Ausência de resposta do módulo EPS por um número de quadros consecutivos maior que o limite programado (ex.: 5 mensagens faltantes dentro de 1 segundo).
2. Tempo total de silêncio superior ao limiar de vigilância (ex.: 1,5 segundo sem qualquer frame válido).
3. Falha de reconciliação automática após múltiplas tentativas de ressincronização no barramento.

Quando a ECU detecta essas condições simultâneas, ela seta U2111 em memória, registra contagem de eventos e gera bit de falha permanente. O código permanece ativo até a restauração da comunicação estável, obedecendo ao número de ciclos de verificação em que os quadros voltam a ser recebidos.

Reflexo no sistema: essa DTC sinaliza perda de link entre o módulo de direção eletrônica e a rede de controle, interrompendo o fluxo de dados essenciais para operação do EPS. A leitura de parâmetros relacionados a torque e ângulo fica indisponível, e a ECU impede ações dependentes dessas informações até a comunicação normalizar.

Sintomas Possíveis

– Luz do EPS acesa
– Direção mais pesada em baixa velocidade
– Assistência de direção intermitente
– Controles de estabilidade ou tração inoperantes
– Cruise control desativado
– Vibração anormal no volante

Causas Possíveis

– chicote elétrico do barramento CAN danificado
– conector elétrico do módulo EPS com mau contato
– módulo EPS com defeito
– módulo BCM com defeito
– módulo ECM com defeito
– fusível do circuito CAN queimado
– aterramento do módulo EPS mal fixado
– sensor de torque da direção com defeito
– sensor de posição da coluna de direção com defeito
– bateria com tensão baixa
– módulo ABS com defeito
– interferência eletromagnética no chicote CAN
– módulo de infotainment com defeito
– módulo de chaves passivas com defeito

By Madalozzo

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress