P2642 – “Feedback de Gerenciamento de Torque ‘B’ – Sinal com Falha de Faixa ou Desempenho”
por kmadalozzo ·

Descrição da falha
“Feedback de Gerenciamento de Torque ‘B’ – Sinal com Falha de Faixa ou Desempenho”

O que significa?
Essa é uma DTC Universal controlada pelo ISO/SAE, isso significa que seu significado é praticamente igual para qualquer montadora. P2642 indica que o circuito de Feedback de Gerenciamento de Torque “B” está fornecendo um sinal fora da faixa programada ou com desempenho inadequado. A ECU monitora continuamente a tensão ou frequência desse sinal em comparação com valores esperados de referência. Se o valor de feedback ficar abaixo de um limite mínimo, acima de um máximo ou apresentar resposta muito lenta por mais de um número definido de eventos de condução, a DTC é acionada.
Condições para ativação:
• Tensão/frequência do feedback de torque “B” fora dos limiares normalizados.
• Tempo de resposta do sinal acima do permitido após variação de carga ou rotação.
• Número mínimo de ciclos de ignição ou eventos de variação do motor consecutivos com sinal inválido.
Reflexos dessa DTC em sistemas eletrônicos:
• Pode surgir junto a códigos como P2641 (Feedback de Gerenciamento de Torque “A”), P2643 (Torque “C” fora de faixa) ou P0628 (Saída de comando de solenoide fora de especificação).
• A ECU pode limitar estratégias de controle de torque e entrar em modo de emergência para preservar componentes.
Explicação geral: o “Feedback de Gerenciamento de Torque” é uma rota de detecção que compara o torque real medido (via sensor ou sinal de Atuador Eletrônico) com o torque desejado. Quando o canal “B” não corresponde a esse padrão por questão de voltagem, resposta ou integridade de sinal, a ECU entende que não há informações confiáveis de torque e marca P2642.
Condições para ativação:
• Tensão/frequência do feedback de torque “B” fora dos limiares normalizados.
• Tempo de resposta do sinal acima do permitido após variação de carga ou rotação.
• Número mínimo de ciclos de ignição ou eventos de variação do motor consecutivos com sinal inválido.
Reflexos dessa DTC em sistemas eletrônicos:
• Pode surgir junto a códigos como P2641 (Feedback de Gerenciamento de Torque “A”), P2643 (Torque “C” fora de faixa) ou P0628 (Saída de comando de solenoide fora de especificação).
• A ECU pode limitar estratégias de controle de torque e entrar em modo de emergência para preservar componentes.
Explicação geral: o “Feedback de Gerenciamento de Torque” é uma rota de detecção que compara o torque real medido (via sensor ou sinal de Atuador Eletrônico) com o torque desejado. Quando o canal “B” não corresponde a esse padrão por questão de voltagem, resposta ou integridade de sinal, a ECU entende que não há informações confiáveis de torque e marca P2642.

Sintomas Possíveis
– Luz de injeção acesa
– Marcha lenta instável
– Perda de potência do motor
– Hesitação ou engasgos na aceleração
– Ruídos de clique no comando de válvulas
– Consumo de combustível elevado
– Vibração excessiva do motor
– Códigos adicionais relacionados ao comando de válvulas
– Marcha lenta instável
– Perda de potência do motor
– Hesitação ou engasgos na aceleração
– Ruídos de clique no comando de válvulas
– Consumo de combustível elevado
– Vibração excessiva do motor
– Códigos adicionais relacionados ao comando de válvulas

Causas Possíveis
By Madalozzo