P2640 – “Feedback de Gerenciamento de Torque ‘A’ – Sinal Alto.”
por kmadalozzo ·

Descrição da falha
“Feedback de Gerenciamento de Torque ‘A’ – Sinal Alto.”

O que significa?
Essa é uma DTC Universal controlada pelo ISO/SAE, isso significa que seu significado é praticamente igual para qualquer montadora. Tecnicamente, P2640 indica que o sinal de feedback do Gerenciamento de Torque “A” apresenta nível de tensão acima do permitido pela ECU.
O que ela mede
· A ECU compara a tensão enviada pelo circuito de feedback de torque “A” (sensor ou solenóide interno de controle de torque) com faixas pré-definidas.
· Esse sinal costuma variar entre cerca de 0,5 V (baixo) e 4,5 V (alto) para representar a autorização e confirmação de torque solicitado versus aplicado.
Quando e por que a ECU ativa P2640
1. Partida do motor e condições de autodiagnóstico concluídas.
2. A ECU energiza o circuito de referência e espera receber, em seguida, o sinal proporcional de feedback.
3. Se o sinal ultrapassa a tensão máxima estabelecida (por exemplo acima de 4,8 V), em dois ciclos consecutivos, a ECU entende que há anomalia no nível de feedback e registra P2640.
4. O monitor de Torque “A” permanece ativo durante todo o funcionamento do motor em regimes de baixa e média rotação, de modo a avaliar continuamente a resposta ao comando de torque.
Condições para disparo do DTC
· Referência de 5 V presente no conector elétrico do circuito, mas retorno de feedback constante acima do limite.
· Período de verificação após a estabilização da tensão de alimentação e circuito de sinal livre de interrupções momentâneas.
· Pelo menos duas chaves de ignição em ciclo completo (ON→RUN) com tempo de cruzeiro mínimo para validar a condição antes de acender o DTC.
Reflexo na ECU ao detectar sinal alto
· A central interrompe temporariamente o ajuste fino de torque para evitar comandos incorretos.
· Pode registrar simultaneamente códigos ligados a circuitos de solenoide ou sensor, como P2620, P2626 ou P2646, que indicam irregularidades em outros tratos do gerenciamento de torque.
· A memória interna guarda dados de tensão real do circuito e condições de motor (rotação, carga) para análise em leituras futuras.
A DTC P2640 não especifica origem de falha mecânica ou elétrica, apenas sinaliza que o nível de retorno de tensão está acima do esperado em um circuito universal de feedback de torque “A”.
O que ela mede
· A ECU compara a tensão enviada pelo circuito de feedback de torque “A” (sensor ou solenóide interno de controle de torque) com faixas pré-definidas.
· Esse sinal costuma variar entre cerca de 0,5 V (baixo) e 4,5 V (alto) para representar a autorização e confirmação de torque solicitado versus aplicado.
Quando e por que a ECU ativa P2640
1. Partida do motor e condições de autodiagnóstico concluídas.
2. A ECU energiza o circuito de referência e espera receber, em seguida, o sinal proporcional de feedback.
3. Se o sinal ultrapassa a tensão máxima estabelecida (por exemplo acima de 4,8 V), em dois ciclos consecutivos, a ECU entende que há anomalia no nível de feedback e registra P2640.
4. O monitor de Torque “A” permanece ativo durante todo o funcionamento do motor em regimes de baixa e média rotação, de modo a avaliar continuamente a resposta ao comando de torque.
Condições para disparo do DTC
· Referência de 5 V presente no conector elétrico do circuito, mas retorno de feedback constante acima do limite.
· Período de verificação após a estabilização da tensão de alimentação e circuito de sinal livre de interrupções momentâneas.
· Pelo menos duas chaves de ignição em ciclo completo (ON→RUN) com tempo de cruzeiro mínimo para validar a condição antes de acender o DTC.
Reflexo na ECU ao detectar sinal alto
· A central interrompe temporariamente o ajuste fino de torque para evitar comandos incorretos.
· Pode registrar simultaneamente códigos ligados a circuitos de solenoide ou sensor, como P2620, P2626 ou P2646, que indicam irregularidades em outros tratos do gerenciamento de torque.
· A memória interna guarda dados de tensão real do circuito e condições de motor (rotação, carga) para análise em leituras futuras.
A DTC P2640 não especifica origem de falha mecânica ou elétrica, apenas sinaliza que o nível de retorno de tensão está acima do esperado em um circuito universal de feedback de torque “A”.

Sintomas Possíveis
– Luz de injeção acesa
– Marcha lenta instável
– Resposta lenta ao acelerador
– Redução de potência (modo de emergência)
– Dificuldade de partida
– Marcha lenta instável
– Resposta lenta ao acelerador
– Redução de potência (modo de emergência)
– Dificuldade de partida

Causas Possíveis
– Válvula de controle de gerenciamento de torque ‘A’ com defeito
– Chicote elétrico da válvula de gerenciamento de torque ‘A’ com curto para positivo
– Conector elétrico da válvula de gerenciamento de torque ‘A’ com mau contato
– ECM com defeito no driver do circuito de feedback de torque
– Fusível ou relé de alimentação do circuito de torque com defeito
– Pressão de óleo do motor baixa (bomba de óleo com defeito)
– Sensor de pressão de óleo com defeito
– Sensor de posição do comando de válvulas com defeito
– Alternador com defeito gerando picos de tensão no sistema
– Válvula PCV travada gerando pressão de cárter elevada
– Turbo wastegate solenoide com defeito afetando a carga do motor
– Falha na rede CAN causando ruído no sinal de feedback
– Chicote elétrico da válvula de gerenciamento de torque ‘A’ com curto para positivo
– Conector elétrico da válvula de gerenciamento de torque ‘A’ com mau contato
– ECM com defeito no driver do circuito de feedback de torque
– Fusível ou relé de alimentação do circuito de torque com defeito
– Pressão de óleo do motor baixa (bomba de óleo com defeito)
– Sensor de pressão de óleo com defeito
– Sensor de posição do comando de válvulas com defeito
– Alternador com defeito gerando picos de tensão no sistema
– Válvula PCV travada gerando pressão de cárter elevada
– Turbo wastegate solenoide com defeito afetando a carga do motor
– Falha na rede CAN causando ruído no sinal de feedback
By Madalozzo