P2635 – “Bomba de Combustível ‘A’ – Vazão Baixa / Falha de Desempenho”

Descrição da falha

“Bomba de Combustível ‘A’ – Vazão Baixa / Falha de Desempenho”

O que significa?

Essa é uma DTC Universal controlada pelo ISO/SAE, isso significa que seu significado é praticamente igual para qualquer montadora. O P2635 informa que a ECU detectou que a bomba de combustível “A” não está entregando o fluxo mínimo esperado quando acionada, configurando uma falha de desempenho de vazão baixa.

Quando e por que a ECU ativa essa DTC
A central de gerenciamento monitora a bomba de combustível via circuito de comando PWM ou sinal de corrente/voltagem. Em condições de partida ou funcionamento normal (faixa de rotações e carga definidas), a ECU solicita um determinado duty-cycle ao relé ou ao módulo de controle da bomba e mede a resposta em tempo real (valor de corrente, tensão ou sinal de sensor de pressão de combustível). Se, dentro de um intervalo de tempo programado, o feedback ficar abaixo do limiar mínimo definido (por exemplo, pressão de combustível ou corrente da bomba), a ECU julga que a vazão está insuficiente e gera o P2635.

Condições de ativação
– Ignição ligada e motor em funcionamento ou cranking
– Comando de bomba acima de X% de duty-cycle
– Feedback (corrente/pressão) abaixo de Y unidades em Z segundos
Ao atingir esses critérios em ciclos de diagnóstico contínuo, a DTC é registrada e o MIL pode ser acionado.

Reflexos na DTC
Qualquer variação na alimentação elétrica (queda de tensão, mau contato no chicote elétrico, conector elétrico com folga), no circuito de comando PWM ou no sensor de pressão interno da bomba pode provocar a discrepância entre comando e resposta, refletindo nesse código.

DTCS comuns junto ao P2635
P0087 (pressão de trilho baixa), P0190/P0192 (sensor de pressão de combustível), P0269 (injeção cilindro 9 – desempenho), P0088 (pressão alta).

Sintomas Possíveis

– Luz de injeção acesa
– Partida demorada
– Motor falhando (engasgando)
– Motor morrendo em marcha lenta
– Perda de potência ao acelerar
– Arranque intermitente
– Variação de rotação em marcha lenta
– Ruído anormal da bomba de combustível

Causas Possíveis

– Filtro de combustível entupido
– Bomba de combustível com defeito
– Regulador de pressão de combustível com defeito
– Válvula de retenção de combustível com defeito
– Relé da bomba de combustível com defeito
– Chicote elétrico da bomba danificado ou rompido
– Conector elétrico da bomba solto, corroído ou com mau contato
– Módulo de controle da bomba de combustível com defeito
– Sensor de pressão de combustível com defeito
– Tubulação de combustível obstruída, amassada ou com vazamento
– Ventilação do tanque bloqueada (reflexo indireto)
– Válvula de purga do canister com defeito (reflexo indireto)
– Injetores parcialmente entupidos ou presos (reflexo indireto)
– Bateria fraca ou terminais mal conectados (queda de tensão)
– ECM com defeito ou software corrompido

By Madalozzo

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