P2534 – “Interruptor de Ignição (Posiçao START) – Circuito Baixo”

Descrição da falha

“Interruptor de Ignição (Posiçao START) – Circuito Baixo”

O que significa?

Essa é uma DTC Universal controlada pelo ISO/SAE, isso significa que seu significado é praticamente igual para qualquer montadora. P2534 refere-se ao circuito de alimentação do interruptor de ignição na posição START, indicando que a tensão medida nesse circuito ficou abaixo do limite definido pela ECU durante a tentativa de partida.

Quando e por que a ECU aciona P2534
– A partida é acionada com a chave na posição START.
– A unidade de controle monitora o pino de sinal START (terminal de partida) aguardando uma tensão típica de bateria (cerca de 12 V).
– Se, durante o período de cranking (tempo em que o arranque está engajado), a tensão nesse pino permanecer abaixo de um valor de referência (normalmente <0,5 V ou conforme especificação) por um tempo pré-programado, a ECU conclui que há falha no circuito START e registra P2534.

Condições para ativação
1. Chave girada para START;
2. ECU reconhece início de cranking;
3. Leitura de tensão no pino START consistentemente baixa;
4. Tempo de monitoramento expirado sem retorno de tensão adequada.

Reflexo da DTC
O código reflete a confirmação de sinal abaixo do nível mínimo esperado durante cranking. Não envolve avaliação de carga de motor, apenas a checagem do estado lógico (baixo) no circuito START.

DTCS que costumam surgir junto
P0562 (Tensão de alimentação baixa),
P0615 (Tensão interna da ECU fora de faixa),
P0601 (Memória de controle da ECU),
U0100/U0121 (falha de comunicação com módulo de partida).

Sintomas Possíveis

– Motor não dá partida ao girar a chave
– Motor de arranque não engata
– Cliques no relé do motor de arranque sem partida
– Luz de injeção acesa
– Arranque intermitente
– Arranque demorado

Causas Possíveis

– Chicote elétrico entre chave de ignição e ECM com fios rompidos
– Conector elétrico da chave de ignição com pinos corroídos
– Chave de ignição com defeito interno (contatos desgastados)
– Relé de partida com defeito (contato interno aberto)
– Solenoide de partida com defeito
– Fusível queimado no circuito de ignição
– Bateria com tensão insuficiente
– Falta de aterramento (massa) da bateria com defeito
– Interruptor de segurança da alavanca de câmbio com defeito
– Sensor de posição da embreagem com defeito
– Sistema de imobilizador com defeito
– Módulo de controle do motor (ECM) com defeito
– Módulo de controle de carroceria (BCM) com defeito interferindo no sinal START
– Alarmes ou periféricos aftermarket com chicote elétrico mal instalado
– Solenoide de bloqueio da coluna de direção com defeito
– Software do ECM com falha (calibração incorreta)

By Madalozzo

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