P2533 – “Interruptor de Ignição (Posiçao START) – Circuito com Mau Funcionamento”

Descrição da falha

“Interruptor de Ignição (Posiçao START) – Circuito com Mau Funcionamento”

O que significa?

Essa é uma DTC Universal controlada pelo ISO/SAE, isso significa que seu significado é praticamente igual para qualquer montadora. Tecnicamente, P2533 indica que a ECU detectou um sinal fora dos parâmetros esperados no circuito do interruptor de ignição na posição START.

Quando e por que a ECU ativa essa DTC
– A cada tentativa de partida, ao girar a chave para START (ou acionar o botão), a ECU monitora o nível de tensão no pino dedicado ao sinal “ignição START” no módulo de injeção.
– Se, por um número determinado de ciclos (normalmente 3 partidas consecutivas), o valor medido se mantiver fora da faixa estipulada (tensão muito baixa, ausência de sinal ou tensão fixa elevada), a ECU conclui mau funcionamento do circuito e grava P2533.

Condições para ativação
– Chave na posição OFF → ON → START dentro do tempo esperado.
– Sinal do conector elétrico do interruptor de ignição não muda como esperado (de cerca de 5 V referencial para 0 V ou vice-versa, conforme projeto).
– Monitoramento de rampa de tensão: deve chegar ao nível definido antes de acionar o motor de partida.

O que gera reflexo nessa DTC
– Qualquer anomalia no chicote elétrico do circuito START que impeça a ECU de ler corretamente essa transição.
– Conector elétrico com pinos soltos, contaminados ou com mau contato impedindo mudança de estado.
– Módulo de ignição ou ECU com defeito no trecho do circuito interno de leitura do sinal START.

DTCS que aparecem junto com P2533
– P0705 (Interruptor de Ignição A – Circuito)
– P0709 (Circuito de Entrada de Ré)
– P0563 (Tensão de Bateria Baixa)

Essas DTCs costumam surgir em conjunto porque compartilham a fonte de alimentação ou pontos de leitura no chicote elétrico de ignição.

Sintomas Possíveis

– Luz de injeção acesa
– Motor não gira ao girar a chave
– Motor de partida não aciona
– Engrenagem de partida não engata
– Partida intermitente
– Demora ou dificuldade para dar partida

Causas Possíveis

– Interruptor de ignição ponto START com defeito
– Chicote elétrico do interruptor de ignição danificado
– Conector elétrico do interruptor de ignição com mau contato
– Relé de partida com defeito
– Chicote elétrico do relé de partida curto ou interrompido
– Conector elétrico do relé de partida corroído
– Interruptor de segurança do câmbio (neutral safety switch) com defeito
– Chicote elétrico do interruptor de segurança do câmbio danificado
– Conector elétrico do interruptor de segurança do câmbio solto
– Módulo de imobilizador com defeito
– Antena de transponder (leitura da chave) com defeito
– Módulo BCM (módulo de carroceria) com defeito
– ECU (módulo de comando do motor) com defeito
– Fusível de ignição ou partida queimado
– Ponto de massa do chicote de ignição corroído
– Interruptor do pedal de embreagem com defeito (veículo manual)
– Chicote elétrico do pedal de embreagem danificado
– Conector elétrico do pedal de embreagem solto
– Sensor de pedal de freio com defeito (veículo automático)
– Bateria com tensão baixa provocando flutuação no circuito

By Madalozzo

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