P2447 – “Bomba do Sistema AIR – Trancada Desligada (Banco 2)”
por kmadalozzo ·

Descrição da falha
“Bomba do Sistema AIR – Trancada Desligada (Banco 2)”

O que significa?
Essa é uma DTC Universal controlada pelo ISO/SAE, isso significa que seu significado é praticamente igual para qualquer montadora.
Significado técnico: a ECU monitora o circuito de comando da bomba do sistema AIR do banco 2 (motor de injeção de ar secundário). Quando a injeção de ar é necessária (motor frio, arrancada a frio, condições pré-reguladas), a ECU aciona o relé de alimentação da bomba via chicote elétrico e espera um aumento de corrente ou sinal de pressão. Se, após determinado tempo e tentativas sequenciais, não houver variação de corrente no motor da bomba nem resposta do sensor de pressão, a ECU interpreta que a bomba está travada desligada e registra P2447.
Quando e por que ativa:
– Motor sob condições de partida a frio e/ou temperaturas abaixo do limiar programado.
– Comando de ativação da bomba pelo software de emissão na ECU.
– Falta de feedback elétrico (corrente/voltagem) ou de pressão no sistema de ar secundário dentro do tempo previsto (normalmente alguns segundos).
– Independente de falha permanente ou intermitente, após X ciclos consecutivos de tentativa malsucedida (definidos na estratégia da ECU), a falha é persistida.
Condições de setagem:
– Ignição ligada e motor em funcionamento.
– Temperatura de arrefecimento abaixo do setpoint.
– Comando de bomba ativo por tempo mínimo (ex.: 2–3 s).
– Ausência de resposta no circuito elétrico ou no sensor de pressão.
DTCs que costumam aparecer junto a P2447:
P2442 (Bomba AIR travada desligada – Banco 1), P2448/P2449 (trancada ligada), P2410 (vazamento na válvula de ar secundário).
Significado técnico: a ECU monitora o circuito de comando da bomba do sistema AIR do banco 2 (motor de injeção de ar secundário). Quando a injeção de ar é necessária (motor frio, arrancada a frio, condições pré-reguladas), a ECU aciona o relé de alimentação da bomba via chicote elétrico e espera um aumento de corrente ou sinal de pressão. Se, após determinado tempo e tentativas sequenciais, não houver variação de corrente no motor da bomba nem resposta do sensor de pressão, a ECU interpreta que a bomba está travada desligada e registra P2447.
Quando e por que ativa:
– Motor sob condições de partida a frio e/ou temperaturas abaixo do limiar programado.
– Comando de ativação da bomba pelo software de emissão na ECU.
– Falta de feedback elétrico (corrente/voltagem) ou de pressão no sistema de ar secundário dentro do tempo previsto (normalmente alguns segundos).
– Independente de falha permanente ou intermitente, após X ciclos consecutivos de tentativa malsucedida (definidos na estratégia da ECU), a falha é persistida.
Condições de setagem:
– Ignição ligada e motor em funcionamento.
– Temperatura de arrefecimento abaixo do setpoint.
– Comando de bomba ativo por tempo mínimo (ex.: 2–3 s).
– Ausência de resposta no circuito elétrico ou no sensor de pressão.
DTCs que costumam aparecer junto a P2447:
P2442 (Bomba AIR travada desligada – Banco 1), P2448/P2449 (trancada ligada), P2410 (vazamento na válvula de ar secundário).

Sintomas Possíveis
– Luz de injeção acesa
– Marcha lenta irregular
– Falta do ruído característico da bomba AIR
– Emissão de fumaça escura pelo escapamento
– Falha no teste de emissões
– Aumento no consumo de combustível
– Marcha lenta irregular
– Falta do ruído característico da bomba AIR
– Emissão de fumaça escura pelo escapamento
– Falha no teste de emissões
– Aumento no consumo de combustível

Causas Possíveis
– bomba AIR do banco 2 com defeito
– relé da bomba AIR preso ou com defeito
– chicote elétrico danificado entre ECU e bomba AIR do banco 2
– conector elétrico corroído ou solto na bomba AIR do banco 2
– ECU com defeito no circuito de comando da bomba AIR
– fusível da bomba AIR queimado ou com mau contato
– válvula de retenção do sistema AIR travada ou com defeito
– linha de vácuo do circuito AIR do banco 2 com vazamento
– filtro de ar do sistema AIR entupido ou obstruído
– sensor de pressão do sistema AIR com defeito gerando comando incorreto
– catalisador entupido gerando sobrepressão no sistema AIR
– falta de aterramento da bomba AIR no banco 2
– sensor de temperatura dos gases com defeito afetando acionamento AIR
– módulo de relê AUX com defeito interferindo no acionamento da bomba
– relé da bomba AIR preso ou com defeito
– chicote elétrico danificado entre ECU e bomba AIR do banco 2
– conector elétrico corroído ou solto na bomba AIR do banco 2
– ECU com defeito no circuito de comando da bomba AIR
– fusível da bomba AIR queimado ou com mau contato
– válvula de retenção do sistema AIR travada ou com defeito
– linha de vácuo do circuito AIR do banco 2 com vazamento
– filtro de ar do sistema AIR entupido ou obstruído
– sensor de pressão do sistema AIR com defeito gerando comando incorreto
– catalisador entupido gerando sobrepressão no sistema AIR
– falta de aterramento da bomba AIR no banco 2
– sensor de temperatura dos gases com defeito afetando acionamento AIR
– módulo de relê AUX com defeito interferindo no acionamento da bomba
By Madalozzo