P2271 – “Sonda Lambda – Sinal Trancado Rico (Banco 1 Sensor 2)”

Descrição da falha

“Sonda Lambda – Sinal Trancado Rico (Banco 1 Sensor 2)”

O que significa?

Essa é uma DTC Universal controlada pelo ISO/SAE, isso significa que seu significado é praticamente igual para qualquer montadora.
Tecnicamente, o P2271 indica que a tensão da sonda lambda de banda larga (UEGO) do banco 1, sensor 2, permanece acima do limiar de “rico” por tempo maior que o limite definido, sem oscilar normalmente após o catalisador. A ECU espera que essa sonda varie continuamente entre sinais que representam mistura pobre (~0,1 V) e rica (~0,9 V).

Condições para ativação:
1. Temperatura do motor e do catalisador já alcançadas;
2. Carga e rotações estabilizadas (em estrada ou em rotação constante);
3. Tensão do sensor acima do valor programado para “rico” (ex.: > 0,7 V) por segundos seguidos;
4. Confirmação em múltiplos ciclos de condução para descartar picos falsos.

Quando essas condições persistem, a ECU “tranca” o status como rico e seta o P2271, pois entende que não há variação no circuito de medição. Isso impede a validação da eficiência do catalisador e a correta regulação de mistura a jusante.

DTCS que costumam aparecer junto:
• P0137 (sensor pré-catalisador, banco 1, circuito rico/pobre)
• P2197 (sinal rico, banco 1, sensor 1)
• P2270 (sinal pobre, banco 1, sensor 2)
• P2195 (sinal pobre, banco 1, sensor 1)

Sintomas Possíveis

– Luz de injeção acesa
– Consumo de combustível elevado
– Funcionamento irregular em marcha lenta
– Emissão de fumaça preta no escapamento
– Solavancos em acelerações leves
– Odor forte de combustível no escapamento

Causas Possíveis

– Sonda lambda do Banco 1 Sensor 2 com defeito
– Chicote elétrico da sonda danificado ou em curto
– Conector elétrico do sensor sujo ou mal encaixado
– Conversor catalítico entupido ou saturado
– Vazamento de vácuo no coletor de admissão
– Injetor de combustível do Banco 1 com defeito
– Bomba de combustível com pressão acima do especificado
– Regulador de pressão de combustível com defeito
– Sensor MAF sujo ou fora de especificação
– Sensor MAP defeituoso
– Válvula EGR travada fechada
– Sensor de temperatura do ar de admissão com defeito
– Módulo de controle do motor (PCM) com falha no circuito
– Sistema EVAP com refluxo de combustível
– Aterramento do sensor mal feito causando leitura incorreta
– Linha de escape amassada gerando retorno de gases ao sensor
– Conversor catalítico danificado internamente refletindo sinal rico
– Remapeamento de ECU com calibração incorreta do banco 1
– Sistema de aquecimento da sonda lambda com defeito

By Madalozzo

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress