P2115 – “Sensor de Posição do Acelerador/Pedal ‘D’ – Desempenho do Ponto Mínimo”

Descrição da falha

“Sensor de Posição do Acelerador/Pedal ‘D’ – Desempenho do Ponto Mínimo”

O que significa?

Essa é uma DTC Universal controlada pelo ISO/SAE, isso significa que seu significado é praticamente igual para qualquer montadora.

Significado técnico
Quando a ECU comanda a borboleta no ponto fechado (“ponto mínimo”), ela monitora a tensão de referência do sensor de posição do acelerador/pedal (“pedal D”). A DTC P2115 indica que a tensão lida está fora da faixa mínima calibrada para esse ponto e permaneceu assim tempo suficiente para ser considerada falha.

Quando e por que a ECU ativa
1. Teste de key-on engine-off: a ECU aplica tensão de referência ao sensor e espera um retorno dentro da faixa definida para 0% de aceleração.
2. Durante funcionamento: sempre que o comando de borboleta retorna ao ponto mínimo (pedal solto), a ECU verifica se a tensão de saída do sensor atinge o valor mínimo previsto.
3. Se o sinal ficar abaixo ou acima do limite mínimo calibrado por mais de alguns segundos (normalmente 1–2 s), ou se houver discrepância entre canais de sensor redundantes, a DTC é armazenada e a lubrificação eletrônica entra em modo de segurança.

Condições de ativação
– Tensão de referência aplicada mas retorno não dentro da faixa mínima.
– Discrepância entre canais A e D do sensor acima do limite permitido.
– Fluxo de dados fora do intervalo para posição zero da borboleta.

DTCS associadas
P0122, P0123 (TPS fora de faixa), P2101, P2121 (falha no circuito de posição da borboleta).

Sintomas Possíveis

– Luz de injeção acesa
– Marcha lenta irregular
– Resposta do acelerador lenta ou desigual
– Motor entra em modo de segurança (limp mode)
– Aceleração brusca ou com trancos
– Redução de potência inesperada
– Falta de resposta ao pisar no acelerador

Causas Possíveis

– Chicote elétrico com curto, ruptura ou mau contato
– Conector elétrico com oxidação, contaminação ou mau contato
– Sensor de posição do acelerador com defeito
– Sensor de posição do pedal com defeito
– Módulo de controle do acelerador (ECU) com defeito
– Atuador do acelerador (motor de passo) com defeito
– Referência de tensão instável ou ruidosa
– Aterramento do corpo do acelerador malfeito ou oxidado
– Interferência eletromagnética no chicote elétrico
– Software/firmware da ECU corrompido ou desatualizado
– Danos por roedores no chicote elétrico
– Clipagem ou torção excessiva do cabo de aceleração
– Falha na comunicação CAN bus intermitente
– Bateria com baixa tensão ou alternador com defeito
– Junta do corpo do acelerador desgastada gerando folga no sensor

By Madalozzo

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