P1E34 Chevrolet – Sensor de Temperatura do Inversor da Bomba Auxiliar de Fluido de Transmissão – Alta Voltagem no Circuito
por kmadalozzo ·

Descrição da falha
Definição em inglês: Auxiliary Transmission Fluid Pump Inverter Temperature Sensor Circuit High Voltage
Definição em Português: Sensor de Temperatura do Inversor da Bomba Auxiliar de Fluido de Transmissão – Alta Voltagem no Circuito
Definição em Português: Sensor de Temperatura do Inversor da Bomba Auxiliar de Fluido de Transmissão – Alta Voltagem no Circuito

O que significa?
Essa é uma DTC específica de montadora, portanto, ela não é universal e o significado dela pode variar de montadora para montadora.
Significado técnico: P1E34 indica que a ECU identificou tensão acima do limite esperado no circuito do sensor de temperatura do inversor da bomba auxiliar de fluido de transmissão de alta voltagem. Esse sensor é um termistor NTC instalado junto ao módulo de potência da bomba; a ECU envia um sinal de referência (normalmente 5 V) e mede o retorno para inferir temperatura.
Quando e por que a ECU ativa essa DTC
– Condição de monitoramento: veículo em funcionamento, tensão de referência estabilizada, comunicação CAN ativa.
– A cada varredura, a ECU compara a tensão de sinal do sensor com faixas de trabalho pré-definidas (tipicamente 0,5 V a 4,5 V).
– Se a tensão do sinal ficar acima do limite superior (por volta de 4,8–5 V) por tempo maior que o tempo de diagnóstico (p. ex. 0,5 s), a ECU entende que algo está fora de faixa e registra P1E34.
Condições para ativação
– Sinal contínuo ou intermitente acima do limiar definido (circuito “alto”).
– Cruza-mento de limiar mantido além de número mínimo de ciclos de varredura.
– Parâmetros da transmissão e do inversor dentro de condições de monitoramento (temperatura de fluido, RPM, carga).
Reflexo dessa DTC
– A ECU desconsidera leitura falsa desse sensor para controle térmico, possivelmente limitando comandos de ativação do ventilador interno do inversor ou alterando estratégia de resfriamento da bomba.
– Outras rotinas de proteção de alta tensão podem entrar em modo de segurança, reduzindo temporariamente tensão de alimentação da bomba auxiliar.
– Códigos de redundância relacionados ao inversor ou ao módulo de potência podem ser afetados, gerando novos DTCs em cascata enquanto o sinal permanecer fora de especificação.
Significado técnico: P1E34 indica que a ECU identificou tensão acima do limite esperado no circuito do sensor de temperatura do inversor da bomba auxiliar de fluido de transmissão de alta voltagem. Esse sensor é um termistor NTC instalado junto ao módulo de potência da bomba; a ECU envia um sinal de referência (normalmente 5 V) e mede o retorno para inferir temperatura.
Quando e por que a ECU ativa essa DTC
– Condição de monitoramento: veículo em funcionamento, tensão de referência estabilizada, comunicação CAN ativa.
– A cada varredura, a ECU compara a tensão de sinal do sensor com faixas de trabalho pré-definidas (tipicamente 0,5 V a 4,5 V).
– Se a tensão do sinal ficar acima do limite superior (por volta de 4,8–5 V) por tempo maior que o tempo de diagnóstico (p. ex. 0,5 s), a ECU entende que algo está fora de faixa e registra P1E34.
Condições para ativação
– Sinal contínuo ou intermitente acima do limiar definido (circuito “alto”).
– Cruza-mento de limiar mantido além de número mínimo de ciclos de varredura.
– Parâmetros da transmissão e do inversor dentro de condições de monitoramento (temperatura de fluido, RPM, carga).
Reflexo dessa DTC
– A ECU desconsidera leitura falsa desse sensor para controle térmico, possivelmente limitando comandos de ativação do ventilador interno do inversor ou alterando estratégia de resfriamento da bomba.
– Outras rotinas de proteção de alta tensão podem entrar em modo de segurança, reduzindo temporariamente tensão de alimentação da bomba auxiliar.
– Códigos de redundância relacionados ao inversor ou ao módulo de potência podem ser afetados, gerando novos DTCs em cascata enquanto o sinal permanecer fora de especificação.

Sintomas Possíveis
– Luz de injeção acesa
– Redução de desempenho ao acelerar
– Trocas de marcha duras ou irregulares
– Câmbio em modo de segurança (limp mode)
– Marchas não engatam ou pulam
– Sensação de patinamento nas trocas
– Câmbio superaquecido no módulo inversor
– Redução de desempenho ao acelerar
– Trocas de marcha duras ou irregulares
– Câmbio em modo de segurança (limp mode)
– Marchas não engatam ou pulam
– Sensação de patinamento nas trocas
– Câmbio superaquecido no módulo inversor

Causas Possíveis
– Sensor de temperatura do inversor da bomba auxiliar com defeito (curto interno)
– Conector elétrico do sensor corroído ou mal encaixado elevando tensão no sinal
– Chicote elétrico do sensor com curto com a linha de alta voltagem
– Módulo de controle da transmissão/inversor com defeito entregando tensão excessiva
– Aterramento do circuito do sensor malfeito provocando leitura de alta voltagem
– Regulador de voltagem do alternador com defeito causando sobretensão no barramento
– Relé ou fusível da bomba auxiliar com defeito interferindo no circuito do sensor
– Bateria com tensão acima do especificado alterando o nível de referência do sensor
– Ruído eletromagnético gerado pela bomba auxiliar ou motor próximo interferindo no sinal
– Módulo de acionamento da bomba auxiliar com defeito refletido na tensão do sensor
– Conector elétrico do sensor corroído ou mal encaixado elevando tensão no sinal
– Chicote elétrico do sensor com curto com a linha de alta voltagem
– Módulo de controle da transmissão/inversor com defeito entregando tensão excessiva
– Aterramento do circuito do sensor malfeito provocando leitura de alta voltagem
– Regulador de voltagem do alternador com defeito causando sobretensão no barramento
– Relé ou fusível da bomba auxiliar com defeito interferindo no circuito do sensor
– Bateria com tensão acima do especificado alterando o nível de referência do sensor
– Ruído eletromagnético gerado pela bomba auxiliar ou motor próximo interferindo no sinal
– Módulo de acionamento da bomba auxiliar com defeito refletido na tensão do sensor
By Madalozzo