P1A21 Chevrolet – Sequência de Controle do Contator da Bateria Híbrida Incorreta.
por kmadalozzo ·

Descrição da falha
Definição em inglês: Hybrid Battery Contactor Control Sequence Incorrect
Definição em Português: Sequência de Controle do Contator da Bateria Híbrida Incorreta.
Definição em Português: Sequência de Controle do Contator da Bateria Híbrida Incorreta.

O que significa?
Essa é uma DTC específica de montadora, portanto, ela não é universal e o significado dela pode variar de montadora para montadora.
Sua explicação:
O P1A21 indica que o módulo de controle do sistema híbrido identificou sequência incorreta no acionamento dos contactores de alta tensão da bateria. Internamente a ECU espera executar os seguintes passos em ordem e dentro de faixas de tempo calibradas:
1. Comando de pré-carga do condensador (nível de tensão intermediário)
2. Confirmação de fechamento do contactor de pré-carga
3. Aplicação de comando de fechamento dos contactores principais
4. Confirmação de fechamento dos contactores principais
5. Liberação do contato de pré-carga
Condições de ativação do P1A21:
• Sistema híbrido energizado e em estado de inicialização (key-on ou wake-up).
• Emissão de sinais de comando para contactores de pré-carga e principais.
• Ausência de feedback de posição ou feedback fora do intervalo de tempo programado.
• Ordem de atuação (pré-carga / main) não obedecida pela ECU com base nos sinais de retorno.
O reflexo dessa DTC ocorre quando:
– A ECU compara o tempo decorrido entre o comando e o sinal de posição e detecta valor acima ou abaixo dos limites.
– Há discordância entre o nível de tensão medido no barramento e o status informado pelos sensores dos contactores.
– A sequência de fechamento e abertura inversa é detectada em software de supervisão, interrompendo o processo de armação de alta tensão.
Em resumo, P1A21 é gerado sempre que o controle automático dos contactores híbridos não segue a ordem ou o tempo definidos em calibração, gerando inconsistência entre comando e feedback.
Sua explicação:
O P1A21 indica que o módulo de controle do sistema híbrido identificou sequência incorreta no acionamento dos contactores de alta tensão da bateria. Internamente a ECU espera executar os seguintes passos em ordem e dentro de faixas de tempo calibradas:
1. Comando de pré-carga do condensador (nível de tensão intermediário)
2. Confirmação de fechamento do contactor de pré-carga
3. Aplicação de comando de fechamento dos contactores principais
4. Confirmação de fechamento dos contactores principais
5. Liberação do contato de pré-carga
Condições de ativação do P1A21:
• Sistema híbrido energizado e em estado de inicialização (key-on ou wake-up).
• Emissão de sinais de comando para contactores de pré-carga e principais.
• Ausência de feedback de posição ou feedback fora do intervalo de tempo programado.
• Ordem de atuação (pré-carga / main) não obedecida pela ECU com base nos sinais de retorno.
O reflexo dessa DTC ocorre quando:
– A ECU compara o tempo decorrido entre o comando e o sinal de posição e detecta valor acima ou abaixo dos limites.
– Há discordância entre o nível de tensão medido no barramento e o status informado pelos sensores dos contactores.
– A sequência de fechamento e abertura inversa é detectada em software de supervisão, interrompendo o processo de armação de alta tensão.
Em resumo, P1A21 é gerado sempre que o controle automático dos contactores híbridos não segue a ordem ou o tempo definidos em calibração, gerando inconsistência entre comando e feedback.

Sintomas Possíveis
– Luz de injeção acesa
– Veículo entra em modo de emergência com perda de potência
– Dificuldade para ligar o sistema híbrido
– Ruído de clique no compartimento do motor
– Falha na transição entre modo elétrico e motor a combustão
– Carregamento da bateria híbrida interrompido
– Veículo entra em modo de emergência com perda de potência
– Dificuldade para ligar o sistema híbrido
– Ruído de clique no compartimento do motor
– Falha na transição entre modo elétrico e motor a combustão
– Carregamento da bateria híbrida interrompido

Causas Possíveis
– Chicote elétrico danificado entre o módulo de controle de bateria híbrida e o contator
– Conector elétrico com pinos corroídos no circuito de comando do contator da bateria
– Contator da bateria híbrida com defeito na bobina interna
– Módulo de controle de bateria híbrida (BCM) com defeito
– Fusível de alta tensão fundido ou com mau contato no circuito do contator
– Relé principal de alta tensão travado ou com defeito
– Módulo inversor/conversor com defeito afetando o comando do contator
– Sensor de corrente de alta tensão com leituras erradas
– Falha de comunicação CAN entre o módulo de bateria e o módulo de tração
– Software do módulo de bateria desatualizado ou com parâmetro incorreto
– Sensor de temperatura da bateria com defeito influenciando a sequência de comando
– Estribo de massa com mau contato interferindo no sinal da bobina do contator
– Módulo DC/DC com defeito que não alimenta corretamente o módulo de controle do contator
– Conector elétrico com pinos corroídos no circuito de comando do contator da bateria
– Contator da bateria híbrida com defeito na bobina interna
– Módulo de controle de bateria híbrida (BCM) com defeito
– Fusível de alta tensão fundido ou com mau contato no circuito do contator
– Relé principal de alta tensão travado ou com defeito
– Módulo inversor/conversor com defeito afetando o comando do contator
– Sensor de corrente de alta tensão com leituras erradas
– Falha de comunicação CAN entre o módulo de bateria e o módulo de tração
– Software do módulo de bateria desatualizado ou com parâmetro incorreto
– Sensor de temperatura da bateria com defeito influenciando a sequência de comando
– Estribo de massa com mau contato interferindo no sinal da bobina do contator
– Módulo DC/DC com defeito que não alimenta corretamente o módulo de controle do contator
By Madalozzo