P1137 Ford – Falta de Trocas do HO2S12 – Sensor Indica Mistura Pobre (Banco 1, Sensor 2)
por kmadalozzo ·

Descrição da falha
Definição em inglês: Lack Of HO2S12 Switches – Sensor Indicates Lean
Definição em Português: Falta de Trocas do HO2S12 – Sensor Indica Mistura Pobre (Banco 1, Sensor 2)
Definição em Português: Falta de Trocas do HO2S12 – Sensor Indica Mistura Pobre (Banco 1, Sensor 2)

O que significa?
Essa é uma DTC específica de montadora, portanto, ela não é universal e o significado dela pode variar de montadora para montadora.
Significado técnico: o código P1137 indica que o sensor de oxigênio saída (HO2S12 – Banco 1, Sensor 2) não está alternando entre as faixas de “rico” e “pobre” como a ECU espera. Esse sensor downstream serve para monitorar a eficiência do catalisador e não para regular diretamente a mistura. A ECU verifica se, sob condições normais de funcionamento, o sinal do HO2S12 faz trocas de nível em torno de cerca de 0,45 V (valor de limiar). Se não ocorrerem pulsos de baixo (> 0,1 V) e alto (< 0,9 V) num número mínimo dentro de um tempo pré-programado, a falha é registrada.
Quando e por que a ECU ativa esta DTC
– Motor em temperatura de operação (temperatura do líquido de arrefecimento acima do limiar de entrada em circuito fechado).
– Tensão de alimentação e terra do sensor dentro da faixa esperada (heater ativo e sensor aquecido).
– Veículo em rotação e carga estáveis (situação de monitoramento de OBD ativada).
– Durante o período de verificação (tipicamente alguns segundos a dezenas de segundos), o sinal do HO2S12 não muda o suficiente ou não faz o número mínimo de inversões.
Condições para disparo
1. Sensor downstream operando em modo de ciclo fechado (heater à temperatura)
2. Motor acima de temperatura mínima de monitoramento
3. Veículo em velocidade/rotação que permita analisar trocas de tensão
4. Número de alternâncias de tensão abaixo do mínimo programado
O reflexo desta DTC aponta que a ECU não percebe o catalisador alterando sua resposta à mistura, indicando que o HO2S12 está “travado” em um mesmo estado. Isso pode significar que o elemento sensor não está variando sua leitura de forma esperada, ou que há falha no circuito de medição (no chicote elétrico ou no conector elétrico), impedindo a ECU de identificar as mudanças de tensão necessárias para validar o funcionamento normal do sistema de pós-catalisador.
Significado técnico: o código P1137 indica que o sensor de oxigênio saída (HO2S12 – Banco 1, Sensor 2) não está alternando entre as faixas de “rico” e “pobre” como a ECU espera. Esse sensor downstream serve para monitorar a eficiência do catalisador e não para regular diretamente a mistura. A ECU verifica se, sob condições normais de funcionamento, o sinal do HO2S12 faz trocas de nível em torno de cerca de 0,45 V (valor de limiar). Se não ocorrerem pulsos de baixo (> 0,1 V) e alto (< 0,9 V) num número mínimo dentro de um tempo pré-programado, a falha é registrada.
Quando e por que a ECU ativa esta DTC
– Motor em temperatura de operação (temperatura do líquido de arrefecimento acima do limiar de entrada em circuito fechado).
– Tensão de alimentação e terra do sensor dentro da faixa esperada (heater ativo e sensor aquecido).
– Veículo em rotação e carga estáveis (situação de monitoramento de OBD ativada).
– Durante o período de verificação (tipicamente alguns segundos a dezenas de segundos), o sinal do HO2S12 não muda o suficiente ou não faz o número mínimo de inversões.
Condições para disparo
1. Sensor downstream operando em modo de ciclo fechado (heater à temperatura)
2. Motor acima de temperatura mínima de monitoramento
3. Veículo em velocidade/rotação que permita analisar trocas de tensão
4. Número de alternâncias de tensão abaixo do mínimo programado
O reflexo desta DTC aponta que a ECU não percebe o catalisador alterando sua resposta à mistura, indicando que o HO2S12 está “travado” em um mesmo estado. Isso pode significar que o elemento sensor não está variando sua leitura de forma esperada, ou que há falha no circuito de medição (no chicote elétrico ou no conector elétrico), impedindo a ECU de identificar as mudanças de tensão necessárias para validar o funcionamento normal do sistema de pós-catalisador.

Sintomas Possíveis
– Luz de injeção acesa
– Marcha lenta irregular
– Perda de potência ao acelerar
– Aumento do consumo de combustível
– Dificuldade na partida a frio
– Hesitação ou falha de aceleração
– Marcha lenta irregular
– Perda de potência ao acelerar
– Aumento do consumo de combustível
– Dificuldade na partida a frio
– Hesitação ou falha de aceleração

Causas Possíveis
– Vazamento de vácuo no coletor de admissão
– Chicote elétrico do sensor HO2S12 danificado
– Conector elétrico do sensor com defeito
– Sensor HO2S12 contaminado ou desgastado
– Bomba de combustível com pressão baixa
– Regulador de pressão de combustível com defeito
– Filtro de combustível entupido
– Sensor MAF sujo ou com defeito
– Válvula PCV com defeito
– EGR presa aberta gerando mistura pobre
– Conversor catalítico entupido ou danificado
– Válvula de canister purge (EVAP) presa aberta
– Junta do coletor de admissão ressecada
– Válvula ou diafragma do servofreio vazando vácuo
– Módulo de injeção (ECU) com mapa de combustível incorreto
– Chicote elétrico do sensor HO2S12 danificado
– Conector elétrico do sensor com defeito
– Sensor HO2S12 contaminado ou desgastado
– Bomba de combustível com pressão baixa
– Regulador de pressão de combustível com defeito
– Filtro de combustível entupido
– Sensor MAF sujo ou com defeito
– Válvula PCV com defeito
– EGR presa aberta gerando mistura pobre
– Conversor catalítico entupido ou danificado
– Válvula de canister purge (EVAP) presa aberta
– Junta do coletor de admissão ressecada
– Válvula ou diafragma do servofreio vazando vácuo
– Módulo de injeção (ECU) com mapa de combustível incorreto
By Madalozzo