P1032 Ford – Circuito do aquecedor do injetor de combustível do cilindro 2 – Baixa tensão.
por kmadalozzo ·

Descrição da falha
Definição em inglês: Cylinder 2 Fuel Injector Heater Circuit Low
Definição em Português: Circuito do aquecedor do injetor de combustível do cilindro 2 – Baixa tensão.
Definição em Português: Circuito do aquecedor do injetor de combustível do cilindro 2 – Baixa tensão.

O que significa?
Essa é uma DTC específica de montadora, portanto, ela não é universal e o significado dela pode variar de montadora para montadora.
Explicação técnica direta:
A Ford utiliza o aquecedor interno no corpo de alguns injetores para manter a temperatura do combustível ideal em sistemas de injeção direta. A ECU monitora a corrente elétrica que passa pelo elemento de aquecimento do injetor do cilindro 2. Internamente existe um circuito de medição de tensão e corrente (usando resistor de baixa Ohmia e circuito de leitura), que deve registrar um valor mínimo de corrente quando o aquecedor é acionado.
Quando e por que a ECU ativa P1032:
– Motor ligado e injeção ativa por tempo definido (ex.: acima de 10 s após partida a frio).
– Tensão da bateria dentro da faixa operacional (por exemplo 11–16 V).
– Durantes vários ciclos de injeção consecutivos (normalmente mais que 2 eventos de injeção).
– Se a leitura de tensão referente à corrente do aquecedor ficar abaixo do limite programado (tipicamente abaixo de 0,7 A ou valor equivalente em mV no resistor de detecção) por tempo contínuo acima do limiar (por exemplo 0,5 s de excitação).
Condições de ativação:
1) ECU comanda aterramento ou chaveamento positivo para alimentar o aquecedor.
2) Monitora tensão no ponto de aferição (entrada do driver).
3) Compara valor lido com a curva de referência armazenada na memória (mapa de tolerância).
4) Se valor lido permanecer fora da faixa inferior de tolerância por X ciclos, dispara DTC.
O “reflexo” desse código no módulo indica que, durante o autotune de corrente no aquecedor, a ECU detectou circuito de baixa tensão abaixo do valor de projeto. Isto sinaliza falha na medição de corrente do circuito de aquecimento do injetor 2, mesmo com comando de ativação válido.
Explicação técnica direta:
A Ford utiliza o aquecedor interno no corpo de alguns injetores para manter a temperatura do combustível ideal em sistemas de injeção direta. A ECU monitora a corrente elétrica que passa pelo elemento de aquecimento do injetor do cilindro 2. Internamente existe um circuito de medição de tensão e corrente (usando resistor de baixa Ohmia e circuito de leitura), que deve registrar um valor mínimo de corrente quando o aquecedor é acionado.
Quando e por que a ECU ativa P1032:
– Motor ligado e injeção ativa por tempo definido (ex.: acima de 10 s após partida a frio).
– Tensão da bateria dentro da faixa operacional (por exemplo 11–16 V).
– Durantes vários ciclos de injeção consecutivos (normalmente mais que 2 eventos de injeção).
– Se a leitura de tensão referente à corrente do aquecedor ficar abaixo do limite programado (tipicamente abaixo de 0,7 A ou valor equivalente em mV no resistor de detecção) por tempo contínuo acima do limiar (por exemplo 0,5 s de excitação).
Condições de ativação:
1) ECU comanda aterramento ou chaveamento positivo para alimentar o aquecedor.
2) Monitora tensão no ponto de aferição (entrada do driver).
3) Compara valor lido com a curva de referência armazenada na memória (mapa de tolerância).
4) Se valor lido permanecer fora da faixa inferior de tolerância por X ciclos, dispara DTC.
O “reflexo” desse código no módulo indica que, durante o autotune de corrente no aquecedor, a ECU detectou circuito de baixa tensão abaixo do valor de projeto. Isto sinaliza falha na medição de corrente do circuito de aquecimento do injetor 2, mesmo com comando de ativação válido.

Sintomas Possíveis
– Luz de injeção acesa
– Dificuldade de partida a frio
– Marcha lenta irregular
– Falhas de injeção no cilindro 2
– Perda de potência do motor
– Emissão de fumaça preta excessiva
– Ativação do modo de segurança (limp mode)
– Dificuldade de partida a frio
– Marcha lenta irregular
– Falhas de injeção no cilindro 2
– Perda de potência do motor
– Emissão de fumaça preta excessiva
– Ativação do modo de segurança (limp mode)

Causas Possíveis
– Chicote elétrico do aquecedor do injetor 2 danificado ou rompido
– Conector elétrico do injetor 2 corroído ou mal encaixado
– Fusível do circuito do aquecedor do injetor 2 queimado ou com mau contato
– Relé de alimentação do aquecedor dos injetores com defeito
– Ponto de aterramento do módulo de injeção solto ou corroído
– ECM (módulo de comando de injeção) com defeito no canal do injetor 2
– Bateria com baixa tensão ou terminais oxidados
– Alternador com saída insuficiente sob carga
– Aquecedor interno do injetor 2 com resistência fora de especificação
– Sensor de temperatura do combustível com defeito afetando acionamento do aquecedor
– Resistor de limitação de corrente no chicote com defeito
– Válvula reguladora de pressão de combustível travada gerando sobrecarga no aquecedor do injetor
– Conector elétrico do injetor 2 corroído ou mal encaixado
– Fusível do circuito do aquecedor do injetor 2 queimado ou com mau contato
– Relé de alimentação do aquecedor dos injetores com defeito
– Ponto de aterramento do módulo de injeção solto ou corroído
– ECM (módulo de comando de injeção) com defeito no canal do injetor 2
– Bateria com baixa tensão ou terminais oxidados
– Alternador com saída insuficiente sob carga
– Aquecedor interno do injetor 2 com resistência fora de especificação
– Sensor de temperatura do combustível com defeito afetando acionamento do aquecedor
– Resistor de limitação de corrente no chicote com defeito
– Válvula reguladora de pressão de combustível travada gerando sobrecarga no aquecedor do injetor
By Madalozzo