P0801 – “Controle de Inibição de Ré – Circuito Aberto”

Descrição da falha

“Controle de Inibição de Ré – Circuito Aberto”

O que significa?

Essa é uma DTC Universal controlada pelo ISO/SAE, isso significa que seu significado é praticamente igual para qualquer montadora.
Significado técnico: indica circuito aberto no controle de inibição de ré do câmbio automático. A ECU comanda um solenóide ou válvula que impede o acionamento da marcha-ré em condições específicas e monitora o circuito para garantir que a bobina esteja energizada (retorno de tensão ou massa).

Quando e por que a ECU ativa a DTC P0801
– Condições de verificação: ignição ligada, motor em funcionamento ou preparado para funcionar, alavanca em “R”.
– A ECU envia tensão (ou massa) ao solenóide de inibição de ré e espera um sinal de retorno dentro de parâmetros de voltagem pré-definidos.
– Caso, após alguns ciclos de releitura (normalmente dois ou três ensaios), o sinal de retorno permaneça fora dos limites (inexistente, indefinido ou acima/abaixo do limiar), a ECU considera o circuito “aberto” e registra P0801.

Detecção e armazenamento
– Surto de tensão ou falta total de retorno ativa DTC como “pendente” no primeiro ciclo; se persistir no segundo, torna-se “confirmada” e acende MIL (luz-de-injeção).
– Código fica na memória de falhas até ser apagado por ferramenta de diagnóstico ou após número predefinido de ciclos sem detecção da falha.

Possíveis reflexos na rede de diagnóstico
Geralmente aparece junto a outras DTCs de transmissão, por exemplo:
– P0705 (Sensor de posição de alavanca PRNDL)
– P0707 (Circuito de entrada de ré)
– P084D (Comando de solenóide de transmissão)

Em resumo, P0801 reflete que a ECU não identifica resposta elétrica do circuito de inibição de ré, apontando interrupção de continuidade ou falha de leitura no chicote elétrico/conector elétrico do solenóide.

Sintomas Possíveis

– Luz de injeção acesa
– Impossibilidade de engatar a marcha ré
– Câmbio permanece em neutro ao selecionar ré
– Modo de segurança da transmissão ativado
– Falta de resposta ao tentar ré
– Engate da ré demora ou falha

Causas Possíveis

– Chicote elétrico aberto no interruptor de inibição de ré
– Conector elétrico corroído ou solto no interruptor de inibição de ré
– Interruptor de inibição de ré com defeito
– Chicote elétrico rompido entre o interruptor de ré e a ECU/TCM
– Conector elétrico mal encaixado ou danificado na ECU/TCM
– ECU/TCM com defeito no circuito de inibição de ré
– Mau aterramento do circuito de inibição de ré
– Solenoide de bloqueio da alavanca de câmbio com defeito
– Sensor de posição do seletor de marchas (PRNDL) com defeito
– Módulo de conforto (BCM) interferindo no sinal de ré
– Bateria com baixa tensão causando queda de sinal no circuito de ré
– Chicote elétrico danificado por atrito na caixa de câmbio

By Madalozzo

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