P0800 – “Controle da Caixa de Transferência – Solicitação de Ligação da Luz de Advertência”
por kmadalozzo ·

Descrição da falha
“Controle da Caixa de Transferência – Solicitação de Ligação da Luz de Advertência”

O que significa?
Essa é uma DTC Universal controlada pelo ISO/SAE, isso significa que seu significado é praticamente igual para qualquer montadora.
Significado técnico
P0800 indica que a ECU de gestão do powertrain emitiu um comando de acionar ou extinção da luz de advertência da caixa de transferência e, ao mesmo tempo, não recebeu o retorno esperado do módulo ou do circuito de indicação. Em outras palavras, o sinal de “request” para a luz de advertência (warning lamp) está fora dos parâmetros definidos na especificação ISO/SAE, seja por ausência, nível de tensão incorreto ou erro de comunicação.
Quando e por que a ECU ativa esta DTC
– A cada ciclo de ignição, a ECU envia pulso ou sinal lógico para o módulo da caixa de transferência, solicitando o acionamento da luz de advertência caso haja condição de bloqueio, falha de sincronização ou mudança de modo.
– Se a ECU não identificar o feedback (retorno de status) no tempo e nível de tensão previstos, ela conclui que houve falha no circuito de indicação.
– A DTC é armazenada imediatamente e a luz de advertência pode ser comandada para acender em função do protocolo interno de mensagens CAN.
Condições para ativação
1. Ausência de feedback no chicote elétrico de controle entre a ECU e o módulo da caixa de transferência.
2. Tensão de retorno fora da faixa tolerada (normalmente 0,2 V a 5 V digital/analógico conforme especificação).
3. Mensagem CAN referente ao status da warning lamp não chega ou está corrompida no tempo estipulado pelo software.
4. Resposta do módulo em estado “indefinido” ou em loop contínuo fora do padrão de sinalização.
DTCS que costumam aparecer junto
P17E0, P17E1, P17EA, P18B3.
Significado técnico
P0800 indica que a ECU de gestão do powertrain emitiu um comando de acionar ou extinção da luz de advertência da caixa de transferência e, ao mesmo tempo, não recebeu o retorno esperado do módulo ou do circuito de indicação. Em outras palavras, o sinal de “request” para a luz de advertência (warning lamp) está fora dos parâmetros definidos na especificação ISO/SAE, seja por ausência, nível de tensão incorreto ou erro de comunicação.
Quando e por que a ECU ativa esta DTC
– A cada ciclo de ignição, a ECU envia pulso ou sinal lógico para o módulo da caixa de transferência, solicitando o acionamento da luz de advertência caso haja condição de bloqueio, falha de sincronização ou mudança de modo.
– Se a ECU não identificar o feedback (retorno de status) no tempo e nível de tensão previstos, ela conclui que houve falha no circuito de indicação.
– A DTC é armazenada imediatamente e a luz de advertência pode ser comandada para acender em função do protocolo interno de mensagens CAN.
Condições para ativação
1. Ausência de feedback no chicote elétrico de controle entre a ECU e o módulo da caixa de transferência.
2. Tensão de retorno fora da faixa tolerada (normalmente 0,2 V a 5 V digital/analógico conforme especificação).
3. Mensagem CAN referente ao status da warning lamp não chega ou está corrompida no tempo estipulado pelo software.
4. Resposta do módulo em estado “indefinido” ou em loop contínuo fora do padrão de sinalização.
DTCS que costumam aparecer junto
P17E0, P17E1, P17EA, P18B3.

Sintomas Possíveis
– Luz de injeção acesa
– Luz de tração acesa
– Indicador 4WD do painel não acende
– Tração 4×4 não entra
– Engate 4WD falha intermitente
– Ruídos ao alternar entre 2WD e 4WD
– Vibração ou trancos ao engatar 4×4
– Luz de tração acesa
– Indicador 4WD do painel não acende
– Tração 4×4 não entra
– Engate 4WD falha intermitente
– Ruídos ao alternar entre 2WD e 4WD
– Vibração ou trancos ao engatar 4×4

Causas Possíveis
– Chicote elétrico com curto-circuito no sinal da luz de advertência da caixa de transferência
– Conector elétrico corroído no módulo de controle da caixa de transferência
– Módulo de controle da caixa de transferência com defeito
– Interruptor de engate de tração 4WD com defeito gerando sinal incorreto
– Relé de alimentação do circuito da luz de advertência com defeito
– Fusível fundido do circuito de indicação da caixa de transferência
– ECU com defeito afetando a ativação da luz de advertência
– Sensor de velocidade da caixa de transferência com leituras erráticas
– Falta de aterramento no módulo da caixa de transferência
– Interferência eletromagnética de acessório 12 V conectado erroneamente
– Conector da luz piloto no painel com pinos tortos gerando falso sinal
– Chicote elétrico pinçado por componente de suspensão resultando em intermitência
– Software da ECU desatualizado causando erro de leitura do sinal
– Motor da caixa de transferência com sobrecorrente influenciando circuito indicador
– Conector elétrico corroído no módulo de controle da caixa de transferência
– Módulo de controle da caixa de transferência com defeito
– Interruptor de engate de tração 4WD com defeito gerando sinal incorreto
– Relé de alimentação do circuito da luz de advertência com defeito
– Fusível fundido do circuito de indicação da caixa de transferência
– ECU com defeito afetando a ativação da luz de advertência
– Sensor de velocidade da caixa de transferência com leituras erráticas
– Falta de aterramento no módulo da caixa de transferência
– Interferência eletromagnética de acessório 12 V conectado erroneamente
– Conector da luz piloto no painel com pinos tortos gerando falso sinal
– Chicote elétrico pinçado por componente de suspensão resultando em intermitência
– Software da ECU desatualizado causando erro de leitura do sinal
– Motor da caixa de transferência com sobrecorrente influenciando circuito indicador
By Madalozzo