P0799 – “Solenoide de Controle de Pressão ‘C’ – Circuito Intermitente”
por kmadalozzo ·

Descrição da falha
“Solenoide de Controle de Pressão ‘C’ – Circuito Intermitente”

O que significa?
Essa é uma DTC Universal controlada pelo ISO/SAE, isso significa que seu significado é praticamente igual para qualquer montadora. P0799 indica que a ECU de transmissão identificou comportamento irregular no circuito de comando do solenoide de controle de pressão C – tipo intermitente.
Quando e por que a ECU ativa:
– Durante trocas de marcha, com motor em funcionamento e transmissão em engate, a ECU envia pulsos elétricos ao solenoide C para ajustar pressão hidráulica.
– Simultaneamente monitora a tensão e a forma de onda de retorno no chicote elétrico.
– Se o padrão de tensão cair fora das margens programadas mais de uma vez dentro de um número específico de ciclos, a DTC é armazenada como “intermitente”.
Condições para a ativação:
1. Temperatura de fluido e motor dentro da faixa de operação.
2. Transmissão posicionada em Drive, Sport ou similar.
3. Comando PWM aplicado ao solenoide C com duty-cycle variável.
4. Variações de tensão não contínuas (subidas e quedas abruptas) detectadas no conector elétrico de retorno.
Reflexo na ECU:
– Leituras de tensão alternando entre nível de alimentação e massa sem seguir o padrão PWM.
– Ruídos ou interrupções momentâneas no sinal são interpretados como circuito “intermitente”.
Códigos que podem aparecer em conjunto:
P0795, P0796, P0797, P0798.
Quando e por que a ECU ativa:
– Durante trocas de marcha, com motor em funcionamento e transmissão em engate, a ECU envia pulsos elétricos ao solenoide C para ajustar pressão hidráulica.
– Simultaneamente monitora a tensão e a forma de onda de retorno no chicote elétrico.
– Se o padrão de tensão cair fora das margens programadas mais de uma vez dentro de um número específico de ciclos, a DTC é armazenada como “intermitente”.
Condições para a ativação:
1. Temperatura de fluido e motor dentro da faixa de operação.
2. Transmissão posicionada em Drive, Sport ou similar.
3. Comando PWM aplicado ao solenoide C com duty-cycle variável.
4. Variações de tensão não contínuas (subidas e quedas abruptas) detectadas no conector elétrico de retorno.
Reflexo na ECU:
– Leituras de tensão alternando entre nível de alimentação e massa sem seguir o padrão PWM.
– Ruídos ou interrupções momentâneas no sinal são interpretados como circuito “intermitente”.
Códigos que podem aparecer em conjunto:
P0795, P0796, P0797, P0798.

Sintomas Possíveis
– Luz de injeção acesa
– Marcha lenta irregular
– Trocas de marcha duras
– Transmissão presa em uma marcha
– Atraso na troca de marchas
– Queda de desempenho do veículo
– Aumento no consumo de combustível
– Marcha lenta irregular
– Trocas de marcha duras
– Transmissão presa em uma marcha
– Atraso na troca de marchas
– Queda de desempenho do veículo
– Aumento no consumo de combustível

Causas Possíveis
– Solenoide de pressão C com defeito
– Chicote elétrico danificado ou com contato intermitente
– Conector elétrico corroído ou mal encaixado
– Módulo de controle de transmissão (TCM) com defeito
– Mau aterramento do módulo de controle
– Variação de tensão da bateria ou alternador com defeito
– Interferência eletromagnética no chicote elétrico
– Sensor de pressão de fluido da transmissão com defeito
– Válvula de pressão C presa ou contaminada no corpo de válvulas
– Fluido de transmissão contaminado ou nível inadequado
– Chicote elétrico exposto a calor ou atrito excessivo
– Curto interno no módulo de controle de transmissão
– Chicote elétrico danificado ou com contato intermitente
– Conector elétrico corroído ou mal encaixado
– Módulo de controle de transmissão (TCM) com defeito
– Mau aterramento do módulo de controle
– Variação de tensão da bateria ou alternador com defeito
– Interferência eletromagnética no chicote elétrico
– Sensor de pressão de fluido da transmissão com defeito
– Válvula de pressão C presa ou contaminada no corpo de válvulas
– Fluido de transmissão contaminado ou nível inadequado
– Chicote elétrico exposto a calor ou atrito excessivo
– Curto interno no módulo de controle de transmissão
By Madalozzo