P0795 – “Solenoide de Controle de Pressão ‘C’ – Falha Detectada”

Descrição da falha

“Solenoide de Controle de Pressão ‘C’ – Falha Detectada”

O que significa?

Essa é uma DTC Universal controlada pelo ISO/SAE, isso significa que seu significado é praticamente igual para qualquer montadora. A P0795 indica que o módulo de comando da transmissão detectou um sinal fora dos parâmetros esperados no circuito do solenoide de controle de pressão “C”. Tecnicamente, o PCM (módulo de controle do powertrain) aplica um sinal PWM (modulação por largura de pulso) ao solenoide para ajustar a pressão interna da transmissão e monitora a corrente e a tensão de retorno para confirmar o funcionamento correto.

Quando e por que a ECU ativa essa DTC:
– Durante o ciclo de diagnóstico em cruzeiro ou em troca de marchas, a ECU compara a resposta elétrica do solenoide (corrente e tensão) com mapas internos de referência.
– Se a leitura ficar fora dos limites pré-definidos por um determinado número de tentativas, o PCM entende que o comando não está sendo atendido e registra a P0795.

Condições de ativação da DTC P0795:
• Sinal de comando PWM presente, porém sem resposta elétrica compatível (corrente muito baixa ou muito alta)
• Tempo de resposta fora do intervalo permitido (por exemplo, a corrente não atinge valor alvo em milissegundos definidos)
• Circuito aberto (resistência infinitamente alta) ou curto-circuito parcial detectado na medida de corrente
• Divergência entre comando PWM e retorno de pressão calculada pelo módulo (falta de coerência entre sinal elétrico e pressão interna)

Possíveis reflexos na rede de diagnóstico (DTCS que costumam aparecer junto):
– P0755 (Solenoide de Mudança de Marcha “C” – Malha Aberta/Curto)
– P0796 (Pressão de Controle “C” – Desempenho)
– P2714 (Pressão de Controle “B” – Falha Detectada)
– P2718 (Pressão de Controle “B” – Desempenho)

Esses códigos conjuntos indicam normalmente problemas no sistema de comando hidráulico controlado eletricamente, onde o PCM não recebe o retorno esperado do solenoide “C” ou detecta inconsistências na rede de alimentação e retorno, fazendo com que a ECU interrompa o ciclo de controle para evitar danos internos.

Sintomas Possíveis

– Luz de injeção acesa
– Trocas de marcha duras
– Demora ao engatar as marchas
– Transmissão escorregando
– Ativação do modo de segurança
– Aumento do consumo de combustível

Causas Possíveis

– Solenoide de controle de pressão C com defeito
– Chicote elétrico do solenoide C danificado ou em curto
– Conector elétrico do solenoide C com mau contato
– Bomba de óleo da transmissão com defeito causando baixa pressão
– Acumulador de pressão C com defeito ou mola interna quebrada
– Obstrução ou contaminação de canais hidráulicos de pressão C
– Válvula de alívio interna de pressão C com defeito
– Assento de válvula ou sede desgastado no corpo de válvula
– Pacote de embreagem C com discos desgastados ou contaminados
– Sensor de pressão do câmbio com defeito gerando leitura incorreta
– Módulo de controle TCM com defeito ou falha de software
– Fluído de transmissão degradado ou nível de óleo incorreto

By Madalozzo

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