P0236 – “Sensor de Pressão do Turbo/Compressor ‘A’ – Circuito com Falha de Faixa ou Desempenho”
por kmadalozzo ·

Descrição da falha
“Sensor de Pressão do Turbo/Compressor ‘A’ – Circuito com Falha de Faixa ou Desempenho”

O que significa?
Essa é uma DTC Universal controlada pelo ISO/SAE, isso significa que seu significado é praticamente igual para qualquer montadora. Tecnicamente, P0236 indica que a unidade de controle (ECU) detectou leitura do sensor de pressão do turbo/compressor ‘A’ fora da faixa de desempenho esperada.
Quando e por que a ECU ativa P0236
– Condição de diagnóstico: motor em funcionamento, carga mínima definida (normalmente acima de rotação de marcha lenta) e turbo em fase de atuação.
– A ECU monitora o sinal de tensão do sensor de pressão do turbo (faixa típica 0,5 V a 4,5 V) e compara com mapa interno de pressão x RPM x carga.
– Se a tensão medida não corresponder à faixa esperada (abaixo do limiar inferior ou acima do superior) por tempo contínuo pré-programado (por exemplo, 1 a 3 s), a DTC é gravada e lâmpada MIL pode acender.
Condições que geram “reflexo” na DTC
– Sinal de tensão constante fora de limites por tempo definido.
– Variação de tensão abrupta sem correlação ao regime de trabalho do turbo.
– Falha de comunicação entre sensor e ECU (sinal flutuante).
DTCS frequentemente associados
– P0235 (sensor de pressão do turbo circuito A – sinal ausente/out of range)
– P0238 (sensor de pressão do turbo/compressor ‘A’ – circuito baixa tensão)
– P0299 (sub-boost do turbo)
– P0107/P0108 (sensores de pressão do coletor).
Quando e por que a ECU ativa P0236
– Condição de diagnóstico: motor em funcionamento, carga mínima definida (normalmente acima de rotação de marcha lenta) e turbo em fase de atuação.
– A ECU monitora o sinal de tensão do sensor de pressão do turbo (faixa típica 0,5 V a 4,5 V) e compara com mapa interno de pressão x RPM x carga.
– Se a tensão medida não corresponder à faixa esperada (abaixo do limiar inferior ou acima do superior) por tempo contínuo pré-programado (por exemplo, 1 a 3 s), a DTC é gravada e lâmpada MIL pode acender.
Condições que geram “reflexo” na DTC
– Sinal de tensão constante fora de limites por tempo definido.
– Variação de tensão abrupta sem correlação ao regime de trabalho do turbo.
– Falha de comunicação entre sensor e ECU (sinal flutuante).
DTCS frequentemente associados
– P0235 (sensor de pressão do turbo circuito A – sinal ausente/out of range)
– P0238 (sensor de pressão do turbo/compressor ‘A’ – circuito baixa tensão)
– P0299 (sub-boost do turbo)
– P0107/P0108 (sensores de pressão do coletor).

Sintomas Possíveis
– Luz de injeção acesa
– Perda de potência do motor
– Aceleração lenta ou sem resposta
– Fumaça preta no escapamento
– Consumo de combustível aumentado
– Marcha lenta instável
– Ruído de sopro irregular do turbo
– Perda de potência do motor
– Aceleração lenta ou sem resposta
– Fumaça preta no escapamento
– Consumo de combustível aumentado
– Marcha lenta instável
– Ruído de sopro irregular do turbo

Causas Possíveis
– Sensor de pressão do turbo com defeito
– Chicote elétrico danificado entre sensor e módulo
– Conector elétrico oxidado ou solto no sensor
– Aterramento do sensor de pressão comprometido
– Válvula wastegate presa ou com defeito
– Vazamento de ar no sistema de admissão antes do sensor
– Restritor de vácuo entupido para o atuador do turbo
– Intercooler obstruído causando pressão irregular
– Sensor barométrico com defeito afetando as correções
– Módulo de comando (ECM) com defeito na leitura do sinal
– Solenoide de controle de boost com defeito
– Mangueira de pressão do turbo com vazamento
– Chicote elétrico danificado entre sensor e módulo
– Conector elétrico oxidado ou solto no sensor
– Aterramento do sensor de pressão comprometido
– Válvula wastegate presa ou com defeito
– Vazamento de ar no sistema de admissão antes do sensor
– Restritor de vácuo entupido para o atuador do turbo
– Intercooler obstruído causando pressão irregular
– Sensor barométrico com defeito afetando as correções
– Módulo de comando (ECM) com defeito na leitura do sinal
– Solenoide de controle de boost com defeito
– Mangueira de pressão do turbo com vazamento
By Madalozzo