DTC P0191 – Circuito do Sensor de Pressão do Trilho de Combustível – Desempenho/Faixa
por Rafael Cardoso · Published · Updated
Descrição da falha
Circuito do Sensor de Pressão do Trilho de Combustível – Desempenho/Faixa
Fuel Rail Pressure Sensor Circuit Range/Performance
O que significa?
O código P0191 indica que a UCE (módulo de controle do motor) detectou uma leitura fora da faixa esperada do Sensor de Pressão do Trilho de Combustível. Esse sensor é crucial para monitorar a pressão do combustível no trilho, garantindo que a UCE possa ajustar a quantidade correta de combustível a ser injetado no motor.
A leitura do sensor de pressão do trilho de combustível é fundamental para o cálculo da mistura ar-combustível, permitindo uma combustão eficiente. A UCE espera que a pressão no trilho de combustível se ajuste de acordo com a demanda do motor, considerando fatores como a posição do acelerador (TPS), a velocidade do motor (RPM) e a carga do motor.
Se a UCE detectar uma leitura incoerente do sensor de pressão do trilho de combustível, ou seja, uma leitura que não corresponda aos parâmetros esperados com base nas condições de operação do motor, ela acionará o código P0191. Isso pode indicar problemas no próprio sensor, no chicote elétrico, ou em outros componentes relacionados que afetam a pressão do combustível.
O sistema de combustível de um veículo é projetado para fornecer a quantidade correta de combustível ao motor em todos os momentos. A pressão no trilho de combustível é regulada pela bomba de combustível e monitorada pelo sensor de pressão do trilho. Esse sensor envia sinais contínuos para a UCE, permitindo ajustes precisos na quantidade de combustível injetado com base na demanda do motor.
Quando a UCE detecta uma pressão de combustível que não se alinha com os valores esperados, ela pode ajustar a entrega de combustível para compensar, mas se a discrepância for significativa ou persistente, o código P0191 será ativado. Este código pode ser um indicativo de que a pressão do combustível está fora do intervalo adequado para um funcionamento ideal do motor, o que pode resultar em uma variedade de problemas de desempenho.
Uma leitura fora da faixa esperada pode resultar em uma mistura ar-combustível incorreta, levando a uma combustão incompleta, aumento das emissões e potencial perda de potência. É essencial que o sensor de pressão do trilho de combustível funcione corretamente para manter a eficiência do motor e evitar danos a longo prazo.
OBS:
* UCE = Módulo de Controle do Motor (Unidade de Controle Eletrônico)
* TPS = Sensor de Posição da Borboleta (Throttle Position Sensor)
Sintomas Possíveis
• Luz da Injeção Eletrônica acesa;
• Perda de potência ou desempenho irregular;
• Dificuldade de partida;
• Consumo de combustível elevado.
Causas Possíveis
• Sensor de pressão do trilho de combustível danificado;
• Conector do sensor de pressão do trilho de combustível danificado;
• Falta de alimentação no sensor de pressão do trilho de combustível;
• Falha na UCE;
• Problemas no chicote elétrico;
• Variação de pressão de combustível devido a problemas na bomba de combustível.