DTC P0152 – Circuito do Sensor de O2 – Alta Voltagem (Banco 2 Sensor 1)
por Rafael Cardoso · Published · Updated
Descrição da falha
Circuito do Sensor de O2 – Alta Voltagem (Banco 2 Sensor 1)
O2 Sensor Circuit High Voltage (Bank 2 Sensor 1)
O que significa?
O código P0152 indica que a UCE (módulo de controle do motor) detectou uma alta voltagem no circuito do sensor de oxigênio (O2) localizado no Banco 2, Sensor 1. Este sensor é essencial para o monitoramento e ajuste da mistura ar-combustível no motor.
O sensor de oxigênio, também conhecido como sonda lambda, mede a quantidade de oxigênio nos gases de escape e envia essa informação para a UCE. Com base nesses dados, a UCE ajusta a quantidade de combustível injetado para garantir uma combustão eficiente e reduzir as emissões de poluentes. O Banco 2 se refere ao lado do motor que contém o segundo conjunto de cilindros em motores em “V” ou “Boxer”, e o Sensor 1 é o sensor de oxigênio montado antes do catalisador.
Quando a UCE detecta uma alta voltagem no circuito do sensor de O2, isso geralmente indica que a mistura ar-combustível está excessivamente rica, ou seja, com mais combustível do que ar. Esta condição pode ser causada por diversos problemas, incluindo um sensor de O2 defeituoso, chicote elétrico danificado, conector corroído, ou problemas no próprio sensor.
O sensor de oxigênio funciona gerando uma voltagem baseada na quantidade de oxigênio presente nos gases de escape em comparação com o oxigênio no ar ambiente. Uma voltagem alta geralmente indica uma condição de mistura rica. Isso pode ser resultado de uma série de fatores, incluindo um regulador de pressão de combustível defeituoso, injetores de combustível com vazamento, ou até mesmo problemas no sistema de ignição que causam combustão incompleta.
A UCE monitora continuamente a voltagem do sensor de oxigênio e, se detectar uma voltagem acima do esperado, armazenará o código P0152 e acenderá a luz de verificação do motor. É crucial resolver essa questão, pois uma mistura rica pode causar danos ao catalisador e aumentar as emissões de hidrocarbonetos (HC).
Além disso, a alta voltagem pode ser causada por problemas no chicote elétrico, como fios em curto, ou por conectores corroídos que impedem a passagem correta do sinal elétrico. Portanto, uma inspeção detalhada do circuito do sensor de O2 é necessária para identificar a causa exata do problema.
Sintomas Possíveis
• Luz da Injeção Eletrônica acesa;
• Aumento nas emissões de gases de escape;
• Perda de potência ou desempenho irregular;
• Consumo de combustível elevado;
• Marcha lenta irregular.
Causas Possíveis
• Sensor de O2 defeituoso;
• Chicote elétrico do sensor de O2 danificado;
• Conector do sensor de O2 corroído ou danificado;
• Regulador de pressão de combustível defeituoso;
• Injetores de combustível com vazamento;
• Problemas no sistema de ignição;
• Falhas na UCE.