DTC P0147 – Circuito do Aquecedor do Sensor de O2 (Banco 1 Sensor 3)

Descrição da falha

Circuito do Aquecedor do Sensor de O2 (Banco 1 Sensor 3)

O2 Sensor Heater Circuit (Bank 1 Sensor 3)

O que significa?

O código P0147 indica que a UCE (módulo de controle do motor) detectou um problema no circuito do aquecedor do sensor de oxigênio (O2) localizado no Banco 1, Sensor 3.

Os sensores de oxigênio são componentes cruciais no sistema de controle de emissões do veículo. Eles monitoram a quantidade de oxigênio nos gases de escape e enviam essa informação para a UCE, que ajusta a mistura ar-combustível para otimizar a eficiência do motor e reduzir as emissões. Para que esses sensores funcionem corretamente, especialmente em baixas temperaturas, eles possuem um aquecedor interno que permite que atinjam rapidamente a temperatura operacional ideal.

O sensor de oxigênio específico referido neste código é geralmente o terceiro sensor no primeiro banco de cilindros. O aquecedor do sensor é ativado pela UCE para garantir que o sensor atinja a temperatura de funcionamento rapidamente após a partida do motor, proporcionando leituras precisas quase imediatamente.

Quando a UCE detecta uma incoerência no circuito do aquecedor, isso significa que há um problema que impede o aquecedor de funcionar corretamente. Isso pode ser devido a um circuito aberto, um curto-circuito ou uma resistência elétrica fora do intervalo esperado.

Os aquecedores dos sensores de oxigênio são fundamentais para reduzir o tempo de resposta dos sensores, o que é essencial para o controle eficiente das emissões. Sem um aquecedor funcional, o sensor de oxigênio pode demorar mais para fornecer dados precisos, resultando em uma mistura ar-combustível incorreta, aumento das emissões e possível falha na inspeção de emissões.

A UCE monitora continuamente o circuito do aquecedor do sensor de O2 e, se detectar uma falha, como uma resistência anormal, um curto-circuito ao positivo ou ao negativo, ou um circuito aberto, armazenará o código P0147 e acenderá a luz de verificação do motor.

Sintomas Possíveis

• Luz da Injeção Eletrônica acesa;
• Aumento nas emissões de gases de escape;
• Falha na inspeção de emissões;
• Possível aumento no consumo de combustível.

Causas Possíveis

• Aquecedor do sensor de O2 danificado;
• Conector do sensor de O2 danificado;
• Falta de alimentação no sensor de O2;
• Falha na UCE;
• Chicote elétrico do sensor de O2 em curto ou aberto.

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