DTC P0129 – Pressão Barométrica Muito Baixa

Descrição da falha

Pressão Barométrica Muito Baixa
Barometric Pressure Too Low

O que significa?

A DTC P0129 indica que a UCE detectou uma leitura de pressão barométrica significativamente abaixo do esperado. O sensor de pressão barométrica é crucial para o funcionamento do motor, pois fornece informações sobre a pressão atmosférica ao UCE. Esta informação é utilizada para ajustar a mistura ar-combustível, o que é essencial para o desempenho ideal do motor em diferentes altitudes e condições atmosféricas.

O sensor de pressão barométrica funciona convertendo a pressão atmosférica em um sinal elétrico que é enviado para a UCE. Quando a pressão barométrica está muito baixa, pode ser um indicativo de problemas no sensor, no chicote elétrico, ou até mesmo uma incoerência nos dados recebidos pela UCE.

A UCE utiliza os dados de pressão barométrica juntamente com outras informações de sensores como o MAP (Sensor de Pressão Absoluta do Coletor) e o TPS (Sensor de Posição da Borboleta) para ajustar a quantidade de combustível injetado e o momento da ignição. A correta interpretação da pressão atmosférica é crucial para garantir que o motor funcione de maneira eficiente e com menor emissão de poluentes.

Se a UCE detecta que a pressão barométrica está abaixo do esperado por um período de tempo contínuo, ela registra a DTC P0129 e acende a luz de advertência no painel. Isso pode ocorrer se o sensor de pressão barométrica estiver enviando um sinal incorreto devido a danos físicos, contaminação, ou falhas no chicote elétrico. Também pode ocorrer se houver uma incoerência nas leituras em relação a outros sensores.

OBS:
*MAP = Manifold Absolute Pressure (Sensor de Pressão Absoluta do Coletor)
*TPS = Throttle Position Sensor (Sensor de Posição da Borboleta)

Sintomas Possíveis

• Luz da Injeção Eletrônica acesa;
• Perda de potência ou desempenho irregular;
• Aumento no consumo de combustível;
• Dificuldade de partida em altitudes elevadas.

Causas Possíveis

• Sensor de pressão barométrica danificado;
• Conector do sensor de pressão barométrica danificado;
• Chicote elétrico com falhas ou curto;
• UCE com falhas na leitura do sensor;
• Incoerência entre os dados do sensor de pressão barométrica e outros sensores.

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