DTC P0128 – Termostato do Líquido de Arrefecimento (Temperatura do Líquido de Arrefecimento Abaixo da Temperatura Regulada pelo Termostato)

Descrição da falha

Termostato do Líquido de Arrefecimento (Temperatura do Líquido de Arrefecimento Abaixo da Temperatura Regulada pelo Termostato)

Coolant Thermostat (Coolant Temperature Below Thermostat Regulating Temperature)

O que significa?

O código P0128 é acionado quando a UCE detecta que a temperatura do líquido de arrefecimento está abaixo da temperatura esperada após o motor ter sido operado por um período suficiente. Isso geralmente indica que o termostato não está operando corretamente, permanecendo aberto quando deveria estar fechado para permitir que o motor atinja sua temperatura operacional ideal de forma mais rápida.
Essa condição pode levar a um aumento no consumo de combustível e uma diminuição na eficiência das emissões devido ao motor operar em uma temperatura mais baixa que a ideal. É importante verificar outros componentes que podem influenciar a temperatura do motor, como o sensor de temperatura do líquido de arrefecimento e o próprio sistema de arrefecimento.

Sintomas Possíveis

  • Luz da Injeção Eletrônica acesa;
  • Aquecimento do motor demorado;
  • Flutuações na temperatura do motor durante a operação;
  • Consumo de combustível elevado.

Causas Possíveis

  • Termostato defeituoso ou preso na posição aberta;
  • Líquido de arrefecimento insuficiente ou inadequado;
  • Sensor de temperatura do líquido de arrefecimento defeituoso ou com leitura incorreta;
  • Falha na UCE que regula o controle de temperatura.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress