DTC P0119 – Sensor de Temperatura do Líquido de Arrefecimento do Motor 1 – Circuito Intermitente

Descrição da falha

Sensor de Temperatura do Líquido de Arrefecimento do Motor 1 – Circuito Intermitente

Engine Coolant Temperature Sensor 1 Circuit Intermittent

O que significa?

O código P0119 indica que a UCE (módulo de controle do motor) detectou uma incoerência na leitura do sensor de temperatura do líquido de arrefecimento do motor (ECT – Engine Coolant Temperature Sensor) no que diz respeito à sua continuidade. Em outras palavras, a leitura do sensor apresentou comportamento intermitente, o que pode indicar problemas no sensor, no chicote elétrico ou nos conectores.

O sensor ECT é fundamental para o correto funcionamento do motor, pois ele monitora a temperatura do líquido de arrefecimento, fornecendo dados cruciais para a UCE ajustar a mistura ar-combustível, o avanço da ignição e o funcionamento de outros sistemas de controle de emissões. Quando a temperatura do motor varia, o sensor ECT envia um sinal correspondente à UCE, que utiliza essa informação para manter o motor operando de maneira eficiente e dentro dos padrões de emissões.

O sensor ECT opera através de um termistor, cuja resistência varia inversamente com a temperatura. Quando o líquido de arrefecimento está frio, a resistência é alta, resultando em uma voltagem elevada enviada para a UCE. Conforme a temperatura aumenta, a resistência diminui e a voltagem enviada à UCE também diminui. A UCE espera que a mudança na voltagem ocorra de maneira contínua e previsível conforme o motor aquece. Se a UCE detectar variações abruptas ou intermitentes na leitura do sensor ECT, o código P0119 será acionado.

Além disso, é importante destacar que a intermitência pode ser causada por diversos fatores além de um problema direto no sensor ECT. O chicote elétrico pode estar com conexões frouxas, corroídas ou danificadas, o que pode interromper o sinal de maneira intermitente. Conectores mal encaixados ou com pinos oxidados também são causas comuns de leituras intermitentes. Em alguns casos, a própria UCE pode estar com problemas em seus circuitos internos, afetando a interpretação dos sinais do sensor.

Sintomas Possíveis

• Luz da Injeção Eletrônica acesa;
• Motor funcionando de forma irregular ou difícil de dar partida;
• Consumo de combustível elevado;
• Emissões aumentadas;
• Ventilador do radiador funcionando continuamente ou de forma irregular.

Causas Possíveis

• Sensor ECT defeituoso;
• Conector do sensor ECT danificado;
• Chicote elétrico do sensor ECT com conexões frouxas ou danificadas;
• Falha na UCE.

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