DTC P0116 – Desempenho/Faixa do Circuito do Sensor de Temperatura do Líquido de Arrefecimento do Motor

Descrição da falha

Desempenho/Faixa do Circuito do Sensor de Temperatura do Líquido de Arrefecimento do Motor

Engine Coolant Temperature Circuit Range/Performance

O que significa?

O P0116 é registrado quando a Unidade de Controle do Motor (UCE) detecta uma leitura do sensor de temperatura do líquido de arrefecimento que não está dentro da faixa esperada. Esta condição pode indicar uma falha no sensor ou problemas no circuito, como uma conexão ruim ou um curto-circuito. A temperatura do líquido de arrefecimento é crucial para a operação correta do motor, influenciando o controle de emissões e a eficiência do combustível.

Sintomas Possíveis

– Flutuações na temperatura operacional do motor, que pode levar a problemas de superaquecimento ou operação a frio;
– Performance irregular do motor, especialmente durante as fases de aquecimento;
– Ativação frequente da luz de injeção eletrônica, indicando problemas na gestão do motor.

Causas Possíveis

– Sensor de temperatura do líquido de arrefecimento defeituoso ou fora das especificações;
– Conexões elétricas do sensor corroídas ou soltas, impactando a leitura do sensor;
– Curto-circuito ou interrupção no chicote elétrico que conecta o sensor à UCE;
– Possível falha na UCE que pode interpretar incorretamente os sinais vindos do sensor.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress