Problema de Desempenho/Faixa do Circuito do Sensor de Temperatura do Líquido de Arrefecimento do Motor
Engine Coolant Temperature Circuit Range/Performance Problem
O que significa?
A DTC P0115 é acionada quando a Unidade de Controle do Motor (UCE) detecta uma leitura fora da faixa esperada do sensor de temperatura do líquido de arrefecimento. Esta leitura é vital para o controle do motor, pois afeta o cálculo da mistura ar-combustível e a temporização da ignição. Uma leitura incorreta pode resultar em desempenho reduzido, maior consumo de combustível e, potencialmente, superaquecimento do motor.
Sintomas Possíveis
– Variações na operação do motor, especialmente durante o aquecimento ou em cargas elevadas; – Consumo de combustível aumentado e eficiência reduzida; – Possíveis problemas de superaquecimento se o sistema de arrefecimento não for corretamente regulado; – A luz de verificação do motor (Check Engine Light) ativada.
Causas Possíveis
– Sensor de temperatura do líquido de arrefecimento defeituoso, produzindo leituras imprecisas; – Problemas no chicote elétrico associado ao sensor, incluindo curtos ou desgaste; – Conectores danificados ou corroídos que afetam a qualidade do sinal; – Falha na UCE que pode afetar a interpretação dos sinais do sensor.