DTC P0114 – Desempenho/Faixa do Circuito do Sensor de Temperatura do Ar de Admissão

Descrição da falha

Circuito do Sensor de Temperatura do Ar de Admissão Intermitente

Intake Air Temperature Circuit Intermittent

O que significa?

O P0114 é registrado quando a Unidade de Controle do Motor (UCE) detecta uma leitura intermitente, ou seja, irregular ou variável, do sensor de temperatura do ar de admissão (IAT). Esta condição pode indicar um problema no sensor ou no chicote elétrico, que afeta a estabilidade do sinal recebido pela UCE. Leituras intermitentes podem levar a ajustes erráticos na mistura ar/combustível, impactando o desempenho e a eficiência do motor.

Sintomas Possíveis

– Flutuações na performance do motor, especialmente sob condições variáveis de operação;
– Possível aumento no consumo de combustível devido à ineficiência na gestão da mistura ar/combustível;
– A luz de injeção eletrônica pode acender-se intermitentemente, refletindo a natureza irregular do problema.

Causas Possíveis

– Sensor IAT defeituoso ou danificado, reportando leituras mais altas do que a realidade;
– Curto ao positivo no chicote elétrico associado ao sensor IAT, que pode incluir fios desgastados ou danificados;
– Conectores soltos ou corroídos que podem causar mau contato e leituras incorretas;
– Potencial falha na UCE que interpreta erradamente os sinais de entrada do sensor.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress