DTC P0113 – Desempenho/Faixa do Circuito do Sensor de Temperatura do Ar de Admissão

Descrição da falha

Circuito do Sensor 1 de Temperatura do Ar de Admissão Alto

Intake Air Temperature Sensor 1 Circuit High

O que significa?

A DTC P0113 é registrada quando a Unidade de Controle do Motor (UCE) detecta uma leitura anormalmente alta do sensor de temperatura do ar de admissão (IAT). Esta leitura pode indicar que o sensor está exposto a fontes de calor excessivas ou que existe um curto ao positivo no chicote elétrico, causando a elevação artificial dos valores de temperatura. Essas condições podem afetar o cálculo da densidade do ar e impactar diretamente a mistura ar-combustível e a eficiência do motor.

Sintomas Possíveis

– Resposta inadequada do motor a variações de temperatura ambiental;
– Consumo de combustível elevado devido à gestão ineficiente da mistura ar/combustível;
– Ativação da luz de injeção eletrônica no painel, alertando para a necessidade de verificação técnica.

Causas Possíveis

– Sensor IAT defeituoso ou danificado, reportando leituras mais altas do que a realidade;
– Curto ao positivo no chicote elétrico associado ao sensor IAT, que pode incluir fios desgastados ou danificados;
– Conectores soltos ou corroídos que podem causar mau contato e leituras incorretas;
– Potencial falha na UCE que interpreta erradamente os sinais de entrada do sensor.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress