P0106 – MAP/Faixa do Circuito de Pressão Barométrica/Problema de Desempenho

Descrição da falha

Pressão do MAP/Barômetro – Desempenho/Faixa do Circuito

MAP/Barometric Pressure Circuit Range/Performance

O que significa?

O P0106 indica que a ECU detectou uma leitura fora da faixa esperada do Sensor de Pressão Absoluta (MAP).

Este sensor é responsável por monitorar a pressão no coletor de admissão.

A ECU utiliza essa leitura para calcular o combustível a ser injetado no motor.

A ECU procura que qualquer mudança na pressão do coletor seja justificada por uma mudança na carga do motor na forma de mudança no:

Ângulo do acelerador (TPS), velocidade do motor (RPM) ou fluxo de recirculação dos gases de escape (EGR).

Se a ECU não perceber nenhum desses fatores mudar coerentemente enquanto detecta uma mudança rápida no valor do MAP, ela vai acionar a DTC P0106.

 

OBS:

*MAP = Manifold Absolute Sensor Pressure (Sensor de Pressão Absoluta do Coletor)

*TPS = Throttle Positon Sensor (Sensor de Posição da Borboleta)

Sintomas Possíveis

• Luz da Injeção Eletrônica acesa;

• Perda de potência ou desempenho irregular;

• Consumo de combustível elevado;

• Dificuldade de Partida.

Causas Possíveis

• Sensor TPS danificado;

• Conector do TPS danificado;

• Conector do MAP danificado;

• Falta de alimentação no sensor TPS ou MAP;

• Falha na ECU;

• EGR trancada ou obstruída;

• Sensor barométrico defeituoso (em sistemas que o utilizam separadamente do MAP).

By Madalozzo

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress