O teste de CR (Compressão Relativa) é o teste que fizemos com o osciloscópio para definir rapidamente se o motor do carro tem problema, ou não.
Como o nome diz, compressão relativa, o teste ele compara a compressão dos cilindros, por exemplo, se eu tenho um motor de 4 cilindros, ele compara a compressão dos 4 cilindros, dessa maneira, se algum dos cilindros tiver uma compressão menor, vai aparecer no teste.
O teste de CR é um passo do Método DIM (Diagnóstico de Insuficiência Mecânica) que faz o teste completo, testa compressão e ainda define se tiver problema no motor, se o problema é na parte de cima (cabeçote) ou na parte de baixo (pistão, anel, camisa, etc).
Agora, vamos para a configuração do osciloscópio para fazer esse teste:
Hantek, Raven, New Tecnoscópio e outros osciloscópios com configuração por divisão:
Configuração:
Tempo: De 100 à 200ms /Div.
Tensão: De 100 à 500mV /Div. Acoplador: AC
Para osciloscópios com configuração por tela, como PDL, KTS e outros, use as seguintes configurações:
Configuração:
Tempo: De 1 à 2 S.
Tensão: De 1 à 5 V. Acoplador: AC
Importantíssimo sempre usar acoplador AC, caso não utilize, o teste não irá funcionar.
Abaixo, vou deixar uma aula desbloqueada onde eu ensino todo o passo a passo pra fazer o teste de compressão relativa com o osciloscópio:
Bacana legal valeu muito bom,
Bacana legal valeu muito bom,aprendemos muito.