P1230 – Mau Funcionamento da Unidade de Controle da Bomba de Combustível
por kmadalozzo · Published · Updated
Descrição da falha
Circuito de Controle do Relé da Bomba de Combustível – Baixo
Fuel Pump Relay Control Circuit Low
O que significa?
O código P1230 refere-se a um problema no circuito de controle do relé da bomba de combustível, indicando que a UCE (módulo de controle do motor) detectou um sinal abaixo do esperado neste circuito.
O circuito de controle do relé atua como um interruptor que gerencia o fornecimento de energia para a bomba de combustível. Ele é composto pelo relé, chicote elétrico e conexões com a UCE. Quando a UCE ativa o relé, ele fecha o circuito, permitindo a passagem da corrente elétrica necessária para o funcionamento da bomba.
Se a UCE identificar que a tensão ou corrente no circuito está abaixo do esperado, pode sinalizar problemas como conexões soltas, resistência excessiva no chicote elétrico ou falhas internas no relé. Outro fator relevante é a possibilidade de falha no aterramento da bomba ou do próprio circuito de controle. É importante lembrar que uma leitura baixa no circuito pode indicar uma falta de alimentação positiva ou até um problema de coerência nos sinais enviados e recebidos pela UCE.
Para compreender melhor, imagine que o sistema funciona em ciclos contínuos. A UCE monitora constantemente o estado do relé e da bomba. Qualquer interrupção ou falha na comunicação gera uma resposta imediata no sistema, como a ativação de luzes de advertência no painel ou até mesmo a limitação do funcionamento do motor, a fim de proteger o veículo.
OBS: Verifique o chicote elétrico em busca de danos, conexões frouxas ou oxidadas. Uma inspeção detalhada no relé e na bomba de combustível também é essencial para identificar a origem do problema.
Sintomas Possíveis
• Luz da Injeção Eletrônica acesa;
• Perda de potência ou desempenho irregular;
• Consumo de combustível elevado;
• Dificuldade de Partida.
Causas Possíveis
• Relé da bomba de combustível com falha;
• Conector do relé danificado;
• Chicote elétrico com resistência excessiva ou interrompido;
• Falha no aterramento da bomba ou do circuito de controle;
• Bomba de combustível com mau funcionamento interno.
• Problemas na UCE;
By Madalozzo