P1230 – Mau Funcionamento da Unidade de Controle da Bomba de Combustível

Descrição da falha

Circuito de Controle do Relé da Bomba de Combustível – Baixo

Fuel Pump Relay Control Circuit Low

O que significa?

O código P1230 refere-se a um problema no circuito de controle do relé da bomba de combustível, indicando que a UCE (módulo de controle do motor) detectou um sinal abaixo do esperado neste circuito.


O circuito de controle do relé atua como um interruptor que gerencia o fornecimento de energia para a bomba de combustível. Ele é composto pelo relé, chicote elétrico e conexões com a UCE. Quando a UCE ativa o relé, ele fecha o circuito, permitindo a passagem da corrente elétrica necessária para o funcionamento da bomba.

Se a UCE identificar que a tensão ou corrente no circuito está abaixo do esperado, pode sinalizar problemas como conexões soltas, resistência excessiva no chicote elétrico ou falhas internas no relé. Outro fator relevante é a possibilidade de falha no aterramento da bomba ou do próprio circuito de controle. É importante lembrar que uma leitura baixa no circuito pode indicar uma falta de alimentação positiva ou até um problema de coerência nos sinais enviados e recebidos pela UCE.

Para compreender melhor, imagine que o sistema funciona em ciclos contínuos. A UCE monitora constantemente o estado do relé e da bomba. Qualquer interrupção ou falha na comunicação gera uma resposta imediata no sistema, como a ativação de luzes de advertência no painel ou até mesmo a limitação do funcionamento do motor, a fim de proteger o veículo.

OBS: Verifique o chicote elétrico em busca de danos, conexões frouxas ou oxidadas. Uma inspeção detalhada no relé e na bomba de combustível também é essencial para identificar a origem do problema.

Sintomas Possíveis

• Luz da Injeção Eletrônica acesa;

• Perda de potência ou desempenho irregular;

• Consumo de combustível elevado;

• Dificuldade de Partida.

Causas Possíveis

• Relé da bomba de combustível com falha;

• Conector do relé danificado;

• Chicote elétrico com resistência excessiva ou interrompido;

• Falha no aterramento da bomba ou do circuito de controle;

• Bomba de combustível com mau funcionamento interno.

• Problemas na UCE;

By Madalozzo

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