P2116 – “Sensor de Posição do Acelerador/Pedal ‘E’ – Desempenho do Ponto Mínimo”

Descrição da falha

“Sensor de Posição do Acelerador/Pedal ‘E’ – Desempenho do Ponto Mínimo”

O que significa?

Essa é uma DTC Universal controlada pelo ISO/SAE, isso significa que seu significado é praticamente igual para qualquer montadora. O P2116 refere-se ao “Sensor de Posição do Acelerador/Pedal E – Desempenho do Ponto Mínimo”. Tecnicamente, indica que o sinal do segundo potenciômetro (sensor E) não se manteve dentro da faixa de tensão esperada quando o pedal/borboleta está completamente fechado.

Quando e por que a ECU ativa essa DTC
• Após a ignição ligada ou partida, a ECU faz um ciclo de calibração inicial do corpo de borboleta/pedal.
• Durante esse ciclo ou logo em seguida, ela monitora o valor de referência do ponto mínimo (normalmente entre 0,5 V e 1,5 V, conforme projeto).
• Se o sinal do sensor E ficar acima ou abaixo do limiar de tolerância dessa janela por um número definido de amostras (por exemplo, 5 a 10 leituras consecutivas em 1 s), a ECU interpreta falha de desempenho do ponto mínimo e registra P2116.

Condições para ativação
• Sensor E fora da zona de tensão mínima durante marcha-lenta ou motor desligado com ignição ligada.
• Divergência entre sensor E e o sensor F (sinal redundante) fora do delta programado.
• Falha no processo de adaptação ou aprendizado da posição de base.

Reflexos dessa DTC
• Controle de marcha-lenta pode entrar em modo de segurança.
• Adaptações do ângulo de borboleta ficam bloqueadas até que o valor retorne à zona válida.

DTCs frequentemente registrados junto com P2116
P0122, P0123 (sensor A), P2138 (diferença entre sensores), P2117 (Desempenho do Ponto Máximo).

Sintomas Possíveis

– Luz de injeção acesa
– Resposta lenta ou sem resposta ao pedal do acelerador
– Ralentí instável ou oscilante
– Perda de potência em acelerações
– Engasgos ou aceleração irregular
– Ativação do limp mode (modo de emergência)
– Consumo de combustível elevado
– Marchas erráticas em câmbio automático

Causas Possíveis

– Sensor de Posição do Acelerador/Pedal ‘E’ com defeito
– Chicote elétrico danificado entre sensor do pedal e ECU
– Conector elétrico do sensor do pedal oxidado ou com mau contato
– Motor do corpo de borboleta com defeito causando retorno fora do mínimo
– Placa de circuito interno da ECU com defeito na leitura do ponto mínimo
– Regulador de tensão da rede elétrica oscilando, afetando referência do sensor
– Mola de retorno do pedal mal instalada ou gasta, impedindo posição zero
– Vazamento de vácuo no coletor forçando ajuste compensatório do acelerador
– Sensor MAP com defeito influenciando ajuste de marcha-lenta
– Software da ECU descalibrado ou corrupção de memória na zona de ponto mínimo
– Clip de fixação do sensor do pedal mal posicionado gerando leitura falsa
– Varão ou cabo de acionamento do pedal mal ajustado, não permitindo retorno total

By Madalozzo

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