P2641 – “Feedback de Gerenciamento de Torque ‘B’ – Sinal Mau Funcionamento”
por kmadalozzo ·

Descrição da falha
“Feedback de Gerenciamento de Torque ‘B’ – Sinal Mau Funcionamento”

O que significa?
Essa é uma DTC Universal controlada pelo ISO/SAE, isso significa que seu significado é praticamente igual para qualquer montadora. P2641 indica que o sinal de feedback do atuador de gerenciamento de torque “B” está fora dos parâmetros definidos no circuito de comando e monitoramento. Tecnicamente, a ECU emite um pulso PWM para a válvula de controle de torque “B” e, via circuito de detecção de corrente interno, mede o retorno de tensão para comparar com a curva de referência configurada no software. Se a diferença entre a tensão medida e o valor esperado exceder o limite tolerado por um número mínimo de ciclos de varredura (normalmente entre 5 e 20) ou se não houver variação de sinal enquanto o comando é aplicado, a ECU registra a falha.
Condições para ativação da DTC:
– Motor em funcionamento estável (acima de 800 rpm)
– Temperatura do motor dentro da faixa de operação
– Comando de gerenciamento de torque “B” requisitado pelo acelerador ou pela estratégia de controle
A DTC permanece armazenada até que o sinal de feedback retorne à faixa normal por várias derivações de varredura. Esse monitoramento garante que o atuador responda fielmente às demandas de torque, assegurando otimização de desempenho e controle de emissões.
DTCs que costumam aparecer junto: P2644 (curto no circuito de torque “B”), P2646 (posição fixa da válvula de controle), P2613 e P2626 – todos relacionados ao mesmo sistema de gerenciamento de válvulas e torque.
Condições para ativação da DTC:
– Motor em funcionamento estável (acima de 800 rpm)
– Temperatura do motor dentro da faixa de operação
– Comando de gerenciamento de torque “B” requisitado pelo acelerador ou pela estratégia de controle
A DTC permanece armazenada até que o sinal de feedback retorne à faixa normal por várias derivações de varredura. Esse monitoramento garante que o atuador responda fielmente às demandas de torque, assegurando otimização de desempenho e controle de emissões.
DTCs que costumam aparecer junto: P2644 (curto no circuito de torque “B”), P2646 (posição fixa da válvula de controle), P2613 e P2626 – todos relacionados ao mesmo sistema de gerenciamento de válvulas e torque.

Sintomas Possíveis
– Luz de injeção acesa
– Marcha lenta irregular
– Perda de potência ao acelerar
– Hesitação ou engasgos na aceleração
– Aumento no consumo de combustível
– Ruído de tique-taque no motor
– RPM instável ao pisar no acelerador
– Marcha lenta irregular
– Perda de potência ao acelerar
– Hesitação ou engasgos na aceleração
– Aumento no consumo de combustível
– Ruído de tique-taque no motor
– RPM instável ao pisar no acelerador

Causas Possíveis
By Madalozzo