P2536 – “Interruptor de Ignição (Posiçao ACESSÓRIO) – Circuito com Mau Funcionamento”

Descrição da falha

“Interruptor de Ignição (Posiçao ACESSÓRIO) – Circuito com Mau Funcionamento”

O que significa?

Essa é uma DTC Universal controlada pelo ISO/SAE, isso significa que seu significado é praticamente igual para qualquer montadora. Indica que a ECU detectou um mau funcionamento no circuito do interruptor de ignição na posição ACESSÓRIO.
A ECU monitora internamente a tensão do terminal ACESSÓRIO do interruptor. Ao girar a chave para ACCESSÓRIO, a entrada deve estabilizar dentro de uma faixa pré-definida (normalmente entre 9 V e 12 V) e permanecer estável por um tempo mínimo (tipicamente 100 ms a 500 ms, conforme calibragem). Se a tensão sair dessa faixa, oscilar de forma irregular ou não for detectada no tempo esperado, a ECU entende que o circuito está com mau funcionamento e aciona P2536.
A ativação só ocorre com a ignição ligada e o motor parado ou em cruzeiro sem chave em posição START. A ECU compara o sinal com rampas internas de referência de mudança de posição da chave; qualquer desvio fora do limiar dispara o código.
Esse erro costuma refletir problemas no chicote elétrico do terminal ACESSÓRIO, em conector elétrico da chave ou em indesejadas interferências de outros circuitos de ignição.
DTCS frequentemente presentes em conjunto: P2535 (posição OFF), P0705 (sensor da alavanca de câmbio), B2796 (módulo de imobilizador).

Sintomas Possíveis

– Luz de injeção acesa
– Acessórios (rádio, vidros) não ligam na posição ACC
– Luzes do painel piscando ou oscilando ao girar a chave
– Chave difícil de girar ou travar na posição ACC
– Acessórios continuam ligados após desligar a chave
– Motor pode desligar inesperadamente ao acessar ACC

Causas Possíveis

– Chicote elétrico do interruptor de ignição rompido
– Conector elétrico do interruptor de ignição corroído
– Interruptor de ignição com defeito
– Relé ACC com defeito
– Fusível ACC com mau contato
– Módulo de carroceria (BCM) com defeito afetando circuito ACC
– ECU com defeito gerando sinal irregular no circuito ACC
– Aterramento do painel com mau contato
– Bateria com tensão baixa causando flutuações
– Cilindro de ignição desgastado gerando sinal instável

By Madalozzo

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress