P2535 – “Interruptor de Ignição (Posiçao START) – Circuito Alto”

Descrição da falha

“Interruptor de Ignição (Posiçao START) – Circuito Alto”

O que significa?

Essa é uma DTC Universal controlada pelo ISO/SAE, isso significa que seu significado é praticamente igual para qualquer montadora. Significado técnico: o módulo de comando do motor (ECU) monitora o sinal do Interruptor de Ignição na posição START e espera ver uma transição de baixa tensão (quando a chave sai de OFF/ON) para um nível alto definido. Se essa linha permanecer acima do limiar de tensão esperado enquanto a chave estiver em START, a ECU entende que o circuito está “alto” indevidamente e aciona a DTC P2535.

Quando e por que a ECU ativa essa DTC
– Condição de partida: chave na posição START, início de tentativa de partida
– Monitoramento de tensão: a ECU mede o nível na linha do interruptor via resistor interno de pull-down
– Critério de falha: tensão no sinal do START acima do valor máximo permitido (normalmente próximo à tensão da bateria) por tempo definido, mesmo após comando de partida concluído

Condições para ativação
1. Chave girada para START
2. Nesta condição, a ECU aguarda sinal próximo a zero (pull-down) até o momento de engatar o motor de partida
3. Se o sinal saltar diretamente a um nível alto (acima do limiar) e se mantiver por mais de alguns milissegundos, a lógica interna registra falha de “circuito alto”
4. Duração e número de ciclos de verificação seguem padrão ISO/SAE antes de gravar o código em memória

O que gera esse “reflexo” na leitura
– Em situação normal, o interruptor comuta o sinal para a ECU, variando entre alta (START) e baixa (OFF/ON) em sincronia com a partida
– Se a ECU recebe constantemente um nível alto fora de hora, ela interpreta que o circuito está travado nessa condição
– Essa leitura indevida pode vir de sinal fantasma mantendo tensão alta no chicote elétrico, mau contato no conector elétrico ou falha interna no próprio interruptor de ignição

DTCS que costumam aparecer junto à P2535
P0606 – Falha interna da ECU
P061D – Falha no comando do motor de partida
P062C – Tensão de alimentação da ECU fora do esperado
P0705 – Sensor de posição de engrenagem (PRNDL)
P1597 – Falha no circuito de partida/carga

Sintomas Possíveis

– Motor não dá partida
– Arranque intermitente ou demora ao engatar o motor de arranque
– Luz de injeção acesa no painel
– Coluna de direção fica travada
– Imobilizador não reconhece a chave

Causas Possíveis

– Chicote elétrico do interruptor de ignição com fios rompidos ou curto
– Conector elétrico do interruptor de ignição com pinos corroídos ou soltos
– Interruptor de ignição com defeito
– Relé de partida com defeito causando acionamento inadequado
– Módulo de partida com defeito apresentando alta resistência no circuito
– Bateria com tensão baixa comprometendo o sinal de partida
– ECU com defeito no driver do circuito de ignição START
– Mau aterramento no bloco do motor ou no suporte do interruptor de ignição
– Fusível do circuito de ignição START aberto ou com mau contato no suporte
– Módulo de imobilizador com defeito bloqueando o sinal de partida
– Sensor de posição da alavanca de câmbio (P/N switch) com defeito gerando sinal incorreto
– Interferência de módulo extra (alarme/rastreador) com mau aterramento ou ruído no chicote elétrico

By Madalozzo

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