B10131B – Resistência do Pré-Tensionador do Passageiro – Circuito Aberto

Descrição da falha

Resistência do Pré-Tensionador do Passageiro – Circuito Aberto


Passenger Belt Resistance – Circuit Open

O que significa?

O código B10131B indica que a Central SRS (Supplemental Restraint System) detectou uma incoerência no circuito do sistema de resistência do cinto de segurança do passageiro, especificamente identificando um circuito aberto.


Esse sistema, chamado de pré-tensionador do cinto, é responsável por proteger o ocupante em situações de colisão, retraindo rapidamente o cinto de segurança para manter o passageiro firmemente preso ao banco.

O pré-tensionador é composto por um mecanismo pirotécnico que, ao receber o comando da Central SRS (Supplemental Restraint System) durante uma colisão, dispara uma carga explosiva controlada que aciona o sistema de retração. Para o funcionamento correto, o circuito elétrico que alimenta esse sistema precisa estar íntegro, incluindo o chicote elétrico, conectores e a resistência interna da máquina do cinto.

Um circuito aberto geralmente indica que a continuidade elétrica foi interrompida. Isso pode ocorrer devido ao rompimento da resistência do pré-tensionador em casos de ativação prévia (quando o veículo já sofreu um acidente),
problemas no chicote elétrico, conectores soltos ou danificados, ou mesmo falhas internas no módulo de controle do sistema de retenção.

OBS:
* Umidade ou oxidação nos conectores pode alterar a resistência do sistema e contribuir para a falha.
* O pré-tensionador é um componente descartável, devendo ser substituído após o acionamento.

O sistema funciona em conjunto com outros dispositivos de segurança, como os airbags, e a Central SRS (Supplemental Restraint System) monitora continuamente os sinais elétricos do circuito para garantir que esteja dentro dos padrões esperados.

Quando detecta uma interrupção ou valor fora da faixa aceitável, registra o código B10131B e pode desativar o sistema de segurança até que a falha seja corrigida.

Sintomas Possíveis

• Luz de advertência do sistema de segurança acesa no painel;


• Desativação do sistema de retenção (airbags e pré-tensionador);

Causas Possíveis

• Pré-tensionador do cinto já acionado (descartável);


• Pré-tensionador com resistência alterada;


• Conector do pré-tensionador danificado ou oxidado;


• Chicote elétrico interrompido ou com mau contato;


• Umidade ou oxidação nos conectores;


• Falha na Central SRS (Supplemental Restraint System) do sistema de retenção.

By Madalozzo

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress