DTC P0155 – Circuito do Aquecedor do Sensor de O2 (Banco 2 Sensor 1)
por Rafael Cardoso · Published · Updated
Descrição da falha
Circuito do Aquecedor do Sensor de O2 (Banco 2 Sensor 1)
O2 Sensor Heater Circuit (Bank 2 Sensor 1)
O que significa?
O código P0155 indica que a UCE (módulo de controle do motor) detectou um problema no circuito do aquecedor do sensor de oxigênio (O2) localizado no Banco 2, Sensor 1. O aquecedor do sensor de O2 é um componente essencial para garantir que o sensor atinja rapidamente a temperatura de operação ideal, proporcionando leituras precisas desde o início do funcionamento do motor.
Os sensores de oxigênio são vitais para o controle das emissões e a eficiência do motor. Eles monitoram a quantidade de oxigênio nos gases de escape e enviam essas informações para a UCE, que ajusta a mistura ar-combustível para otimizar a combustão. Em motores em “V” ou “Boxer”, o Banco 2 refere-se ao lado do motor com o segundo conjunto de cilindros, e o Sensor 1 é o sensor localizado antes do catalisador.
O aquecedor interno no sensor de O2 permite que ele alcance a temperatura de funcionamento rapidamente, especialmente em condições de partida a frio. A UCE monitora o circuito do aquecedor e, se detectar uma incoerência, como uma resistência fora do esperado ou um circuito aberto, armazenará o código P0155.
O aquecedor do sensor de O2 funciona fornecendo uma resistência elétrica que aquece o sensor. Se o circuito do aquecedor estiver com um fio quebrado, em curto, ou se o sensor estiver defeituoso, a UCE não conseguirá manter o sensor na temperatura adequada, resultando em leituras imprecisas e, consequentemente, em ajustes inadequados na mistura ar-combustível.
Uma falha no aquecedor do sensor de O2 pode levar a uma combustão ineficiente, aumento das emissões de poluentes, perda de desempenho do motor e aumento no consumo de combustível. A luz de verificação do motor acenderá para alertar o motorista sobre o problema.
É importante resolver essa questão para garantir que o sistema de controle de emissões funcione corretamente e para manter o desempenho e a eficiência do motor. O problema pode ser causado por um sensor de O2 defeituoso, chicote elétrico danificado, conector corroído, ou falhas na UCE.
Sintomas Possíveis
• Luz da Injeção Eletrônica acesa;
• Aumento nas emissões de gases de escape;
• Perda de potência ou desempenho irregular;
• Consumo de combustível elevado;
• Dificuldade de partida, especialmente em condições de frio.
Causas Possíveis
• Aquecedor do sensor de O2 defeituoso;
• Chicote elétrico do sensor de O2 danificado;
• Conector do sensor de O2 corroído ou danificado;
• Falhas na UCE;
• Circuito aberto ou curto-circuito no circuito do aquecedor do sensor de O2.