DTC P0151 – Circuito do Sensor de O2 – Baixa Voltagem (Banco 2 Sensor 1)
por Rafael Cardoso · Published · Updated
Descrição da falha
Circuito do Sensor de O2 – Baixa Voltagem (Banco 2 Sensor 1)
O2 Sensor Circuit Low Voltage (Bank 2 Sensor 1)
O que significa?
O código P0151 indica que a UCE (módulo de controle do motor) detectou uma baixa voltagem no circuito do sensor de oxigênio (O2) localizado no Banco 2, Sensor 1. Este sensor é vital para o monitoramento e ajuste da mistura ar-combustível no motor.
O sensor de oxigênio, também conhecido como sonda lambda, mede a quantidade de oxigênio nos gases de escape e envia essa informação para a UCE. Com base nesses dados, a UCE ajusta a quantidade de combustível injetado para garantir uma combustão eficiente e reduzir as emissões de poluentes. O Banco 2 se refere ao lado do motor que contém o segundo conjunto de cilindros em motores em “V” ou “Boxer”, e o Sensor 1 é o sensor de oxigênio montado antes do catalisador.
Quando a UCE detecta uma baixa voltagem no circuito do sensor de O2, isso pode indicar que a mistura ar-combustível está excessivamente pobre, ou seja, com mais ar do que combustível. Essa condição pode ser causada por diversos problemas, incluindo um sensor de O2 defeituoso, chicote elétrico danificado, conector corroído, ou falhas no próprio sensor.
O sensor de oxigênio funciona gerando uma voltagem baseada na quantidade de oxigênio nos gases de escape em comparação com o oxigênio no ar ambiente. Uma voltagem baixa geralmente indica uma condição de mistura pobre. Isso pode ser resultado de uma série de fatores, incluindo vazamentos de vácuo, vazamentos no sistema de escape antes do sensor, ou até mesmo problemas no sistema de combustível que limitam o fornecimento de combustível.
A UCE monitora continuamente a voltagem do sensor de oxigênio e, se detectar uma voltagem abaixo do esperado, armazenará o código P0151 e acenderá a luz de verificação do motor. É crucial resolver essa questão, pois uma mistura pobre pode causar danos ao motor a longo prazo e aumentar as emissões de óxidos de nitrogênio (NOx).
Além disso, a baixa voltagem pode ser causada por problemas no chicote elétrico, como fios quebrados ou em curto, ou por conectores corroídos que impedem a passagem correta do sinal elétrico. Portanto, uma inspeção detalhada do circuito do sensor de O2 é necessária para identificar a causa exata do problema.
Sintomas Possíveis
• Luz da Injeção Eletrônica acesa;
• Aumento nas emissões de gases de escape;
• Perda de potência ou desempenho irregular;
• Consumo de combustível elevado;
• Marcha lenta irregular.
Causas Possíveis
• Sensor de O2 defeituoso;
• Chicote elétrico do sensor de O2 danificado;
• Conector do sensor de O2 corroído ou danificado;
• Vazamentos de vácuo;
• Vazamentos no sistema de escape antes do sensor de O2;
• Problemas no sistema de combustível que limitam o fornecimento de combustível;
• Falhas na UCE.