Pressão Barométrica Muito Baixa Barometric Pressure Too Low
O que significa?
A DTC P0129 indica que a UCE detectou uma leitura de pressão barométrica significativamente abaixo do esperado. O sensor de pressão barométrica é crucial para o funcionamento do motor, pois fornece informações sobre a pressão atmosférica ao UCE. Esta informação é utilizada para ajustar a mistura ar-combustível, o que é essencial para o desempenho ideal do motor em diferentes altitudes e condições atmosféricas. O sensor de pressão barométrica funciona convertendo a pressão atmosférica em um sinal elétrico que é enviado para a UCE. Quando a pressão barométrica está muito baixa, pode ser um indicativo de problemas no sensor, no chicote elétrico, ou até mesmo uma incoerência nos dados recebidos pela UCE. A UCE utiliza os dados de pressão barométrica juntamente com outras informações de sensores como o MAP (Sensor de Pressão Absoluta do Coletor) e o TPS (Sensor de Posição da Borboleta) para ajustar a quantidade de combustível injetado e o momento da ignição. A correta interpretação da pressão atmosférica é crucial para garantir que o motor funcione de maneira eficiente e com menor emissão de poluentes. Se a UCE detecta que a pressão barométrica está abaixo do esperado por um período de tempo contínuo, ela registra a DTC P0129 e acende a luz de advertência no painel. Isso pode ocorrer se o sensor de pressão barométrica estiver enviando um sinal incorreto devido a danos físicos, contaminação, ou falhas no chicote elétrico. Também pode ocorrer se houver uma incoerência nas leituras em relação a outros sensores. OBS: *MAP = Manifold Absolute Pressure (Sensor de Pressão Absoluta do Coletor) *TPS = Throttle Position Sensor (Sensor de Posição da Borboleta)
Sintomas Possíveis
• Luz da Injeção Eletrônica acesa; • Perda de potência ou desempenho irregular; • Aumento no consumo de combustível; • Dificuldade de partida em altitudes elevadas.
Causas Possíveis
• Sensor de pressão barométrica danificado; • Conector do sensor de pressão barométrica danificado; • Chicote elétrico com falhas ou curto; • UCE com falhas na leitura do sensor; • Incoerência entre os dados do sensor de pressão barométrica e outros sensores.