Circuito do Sensor de Temperatura do Líquido de Arrefecimento Baixo
Engine Coolant Temperature Circuit Low
O que significa?
A DTC P0117 é registrada quando a Unidade de Controle do Motor (UCE) detecta uma leitura anormalmente baixa do sensor de temperatura do líquido de arrefecimento, indicando que o sensor pode estar com defeito ou há uma interrupção na fiação. Uma leitura baixa pode fazer com que a UCE altere inadequadamente a gestão do motor, como enriquecimento excessivo da mistura ou ajustes inadequados da temporização da ignição, afetando a eficiência e a operação do motor.
Sintomas Possíveis
– Funcionamento irregular do motor devido a mistura rica constante; – Possíveis problemas de superaquecimento devido à gestão inadequada do sistema de arrefecimento; – Ativação da luz de injeção eletrônica no painel devido ao erro contínuo na temperatura lida.
Causas Possíveis
– Sensor de temperatura do líquido de arrefecimento com defeito, lendo temperaturas mais baixas do que a realidade; – Conexão ruim ou corrosão nos conectores do sensor que levam a leituras erráticas; – Falha no chicote elétrico, incluindo curto-circuito ou desgaste que afeta o sinal do sensor; – Problema na UCE que pode estar interpretando erroneamente os sinais do sensor.