DTC P0115 – Desempenho/Faixa do Circuito do Sensor de Temperatura do Líquido de Arrefecimento do Motor

Descrição da falha

Problema de Desempenho/Faixa do Circuito do Sensor de Temperatura do Líquido de Arrefecimento do Motor

Engine Coolant Temperature Circuit Range/Performance Problem

O que significa?

A DTC P0115 é acionada quando a Unidade de Controle do Motor (UCE) detecta uma leitura fora da faixa esperada do sensor de temperatura do líquido de arrefecimento. Esta leitura é vital para o controle do motor, pois afeta o cálculo da mistura ar-combustível e a temporização da ignição. Uma leitura incorreta pode resultar em desempenho reduzido, maior consumo de combustível e, potencialmente, superaquecimento do motor.

Sintomas Possíveis

– Variações na operação do motor, especialmente durante o aquecimento ou em cargas elevadas;
– Consumo de combustível aumentado e eficiência reduzida;
– Possíveis problemas de superaquecimento se o sistema de arrefecimento não for corretamente regulado;
– A luz de verificação do motor (Check Engine Light) ativada.

Causas Possíveis

– Sensor de temperatura do líquido de arrefecimento defeituoso, produzindo leituras imprecisas;
– Problemas no chicote elétrico associado ao sensor, incluindo curtos ou desgaste;
– Conectores danificados ou corroídos que afetam a qualidade do sinal;
– Falha na UCE que pode afetar a interpretação dos sinais do sensor.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress