Circuito do Sensor 1 de Temperatura do Ar de Admissão Alto
Intake Air Temperature Sensor 1 Circuit High
O que significa?
A DTC P0113 é registrada quando a Unidade de Controle do Motor (UCE) detecta uma leitura anormalmente alta do sensor de temperatura do ar de admissão (IAT). Esta leitura pode indicar que o sensor está exposto a fontes de calor excessivas ou que existe um curto ao positivo no chicote elétrico, causando a elevação artificial dos valores de temperatura. Essas condições podem afetar o cálculo da densidade do ar e impactar diretamente a mistura ar-combustível e a eficiência do motor.
Sintomas Possíveis
– Resposta inadequada do motor a variações de temperatura ambiental; – Consumo de combustível elevado devido à gestão ineficiente da mistura ar/combustível; – Ativação da luz de injeção eletrônica no painel, alertando para a necessidade de verificação técnica.
Causas Possíveis
– Sensor IAT defeituoso ou danificado, reportando leituras mais altas do que a realidade; – Curto ao positivo no chicote elétrico associado ao sensor IAT, que pode incluir fios desgastados ou danificados; – Conectores soltos ou corroídos que podem causar mau contato e leituras incorretas; – Potencial falha na UCE que interpreta erradamente os sinais de entrada do sensor.