P0102 – Circuito de Fluxo de Ar Massa ou Volume – Entrada Baixa

Descrição da falha

Circuito de Fluxo de Ar Massa ou Volume – Entrada Baixa

Mass or Volume Air Flow Circuit Low Input

O que significa?

A DTC P0102 é acionada quando a UCE detecta uma entrada de sinal mais baixa do que o esperado pelo sensor MAF (Sensor de Fluxo de Ar Massa ou Volume). Esse sensor é crucial para medir a quantidade de ar que entra no motor, influenciando diretamente na mistura ar/combustível. Uma leitura baixa pode indicar que menos ar está entrando no motor do que o necessário, o que pode ser causado por um curto ao negativo devido à falta de alimentação positiva ou falhas no chicote elétrico.

Essa condição pode levar a uma mistura muito rica, causando ineficiência no consumo de combustível e possíveis emissões elevadas de poluentes. 

Sintomas Possíveis

Os sintomas mais comuns para a DTC P0102 são: 
• Luz da Injeção Eletrônica acesa; 
• Motor funcionando de maneira irregular; 
Redução da potência do motor; 
Consumo de combustível elevado. 

Causas Possíveis

As causas mais comuns para a DTC P0102 são: 
• Sensor MAF danificado ou sujo; 
• Chicote elétrico do sensor MAF com falha ou desconectado; 
Conector do sensor MAF solto ou corroído; 
• Falha na UCE. 

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